sábado, 22 de maio de 2010

Seleção Brasileira de Futebol representará na Copa do Mundo, de fato, o Povo Brasileiro?

(Transcrevo o e-mail que troquei com meu amigo que me mandou fotos do CT [centro de treinamento] do Caju, pertecente ao Atlético Paranaense, de 1º mundo, onde a seleção brasileira treinará até o embarque para a África do Sul, onde será realizada a Copa.)

Olha fique impressionado com o nível do CT do CAJU, sabia que era referência, mas não tinha idéia das suas dimensões...

Parabéns ao Atlético-PR, realmente tem uma estrutura de primeiro mundo!

Quanto à essa seleção Brasileira, sinceramente não tenho nenhuma simpatia.Torço pelo sucesso dos jogadores que à ela representam, mas essa seleção enquanto de fato não representar o povo (como não representa), continuará a não ter minha simpatia (e de muitos, que defendem a mesma idéia, como Juca Kfoury, Jorge Kajuru, Arnaldo Jabor, Mauro Cezar, .etc entre outros).

O que penso é o seguinte: Porque a CBF (Confederação Brasileira de futebol)está cada vez mais rica e nossos clubes cada vez em maiores dificuldades? Clubes como o Atlético-PR são excessões, e não a regra.

A UEFA, federação européia de futebol, gere o futebol de 51 países da europa,(tem até países que não fazem parte da europa, como Israel,que joga na europa por questões geopolíticas) e realiza competições rentáveis, como a UEFA CHAMPIONS LEAGUE e a UEFA EURO 2008, em que o clube e/ou a Seleção apenas por participar já está ganhando, além de premiações, direitos de televisão, de imagem etc. É um exemplo de gestão bem sucedida e que estimula os clubes e as federações crescerem e se tornarem mais rentáveis.

Além de uma instituição preocupada como social: apenas para citar um exemplo, em 2004, em BESLAN, sul da Rússia, um grupo terrorista atacou uma escola que iniciava seu ano letivo, fazendo reféns várias crianças, como forma de provocar o governo russo a tirar tropas da república sepatista da chechênia, (como se essa ação absurda fosse resolver a situação), e acabaram morrendo 300 pessoas, ente elas muitas crianças, além de terem destruído o ginásio da escola.

Pois bem a UEFA foi lá e construiu um ginásio novinho em folha, para que os sobreviventes não deixassem de praticar esportes, além de contribuir para minimizar os efeitos psicológicos da brutal ação de terroristas desalmados.

Isso é preocupação social, e sensibilidade para com ser humano, (que aliás é o foco do nosso trabalho).

A CBF, que dirige o futebol nacional, portanto, teoricamente com maiores possibilidades de gerir melhor o futebol do que 51 países com múltiplas culturas e línguas, deixa os clubes morrerem à míngua, e cria competições como a "série D" que não oferece nenhum apoio, onde os clubes tem que se virar, retirar de seus próprios bolsos para despesas de viagem,hospedagem, alimentação..etc

Aliás meu Querido Clube do Remo irá disputar essa malfadada divisão, que tem outros clubes de massa e de respeito como o Santa Cruz.

Onde estão os milhões de dólares de lucro com a seleção que a CBF recebeu desde a conquista da Copa do Mundo de 1994?

Eu sei que no Brasil existem más administrações e amadorismo na gestão dos clubes, porém a CBF não os soergem, nem ofereçe condições para que cresçam, embora não tenha culpa do amadorismo dos clubes, tem meios de os ajudar em administrar de forma mais profissional promovendo cursos,workshops, intercâmbios..etc mas cabe uma pergunta: ela em interesse nisso?

Também não tem nenhuma preocupação com o social, pelo menos não vejo nada em relação à isso, enquanto escrevo essas linhas, fui ao site da CBF, (até para não ser leviano), conferir se havia alguma ação social e não vi nada, apenas os patrocinadores que reluziam suas logomarcas no site, demonstrando simbolicamente o foco da entidade.

Esta que tem seu presidente, Ricardo Teixeira, no cargo máximo da entidade a décadas a fio...Embora seja uma entidade privada, e, portanto, sem teoricamente ter que de tempos em tempos mudar de mandatário, como em um cargo público, isso não é bom para o futebol nacional, que não tem renovação de mentalidade e nem mudanças substanciais no modelo do seu futebol, que é de exportador de talentos,gerando divisas e lucros lá fora e não aqui,pois com esses talentos indo para países como Espanha,Inglaterra,França, Itália,Rússia e outros campeonatos,esvaziam nossas competições nacionais, impossibilitando que o "círculo virtuoso" que a indústria do entretenimento proporciona gire por aqui, gerando empregos, renda e além de entretenimento da melhor qualidade.
Trocando em miúdos, temos condições de realizar um grande campeonato nacional, com todos os nossos melhores jogadores, com estádios lotados, modernos contribuindo para o desenvolvimento da infra-estrutura de nossas cidades e com o crescimento de nosso povo.
Mas devido a esse modelo atrasado reinante, de formação materialista e mesquinho, não permite esse progresso.
Também o bom senso sugere que não se devam perpetuar mandatários indefinidamente pois em todas as instituições, públicas ou privadas, é necessário renovação, para que o progresso continue, mas não é isso que vemos na instituição que gere um dos países que possuem maior potencial nesse esporte de massa.

Aliás é público e notório que os clubes brasileiros se sentem coagidos com o atual modelo de gestão pois não possuem muitas alternativas quando há eleições para a presidência, e aqueles clubes que não apoiam a manutenção do modelo desgastado e anti-democrático correm o risco de serem retaliados como foi o América-MG uns anos atrás que se rebelou contra essa relação de escravidão que a CBF impõe aos clubes brasileiros.

Enquanto a CBF recebe de seus dez patrocinadores 250 milhões de dólares, sem que nenhum deles se propôs a construir nada para a Copa de 2014, os clubes brasileiros lutam para não falirem, muitas vezes, isso só não acontece devido aos seus fiés torcedores, que nos momentos difíceis apóiam e injetam dinheiro através das bilheterias e de compras de Camisas oficiais.

Os fatos simbólicos falam por si também, um exemplo clássico de que a CBF se preocupa apenas com sua galinhas de ovos de ouro, seleção brasileira,que por sua vez(leia-se comissão técnica) atende aos interesses daquela e não a do povo, foi a convocação do treinador Dunga que preteriu os talentosos em favor do futebol de pouca criatividade e mais marcação.

Isso porque no imaginário da CBF, esse futebol, que tirou a seleção da fila de 24 anos sem ganhar uma copa,(mesmo proporcionando ao mundo a pior final das histórias das copas, um 0x0 na final em 120 minutos sem gols), é o modelo, e o ideal - esquecendo que o povo brasileiro gosta de um futebol vistoso, bonito e que encanta, (como a de 1970), porém como já disse, a seleção não é do povo...

Aliás o futebol Brasileiro sendo referência em bom futebol e bons jogadores, tem, paradoxalmente, uma seleção sem brilho, sem criatividade e em alguns casos até apática, embora tenha conseguido resultados relevantes na gestão Dunga - o que pese as competições que disputou não terem sido grandes testes.A Copa do Mundo será um grande teste.

Até a estréia da seleção iremos saber quem tem mesmo razão, se o Treinador Dunga,com seu time sem brilho, ou povo Brasileiro,que pleiteia o futebol arte...

Se a seleção Brasileira ganhar a próxima Copa, embolsará 40 milhões de dólares, (fora os demais benefícios), eu pergunto, esse dinheiro servirá para melhorar o nível de nosso campeonato nacional? (que é lastimável), de estimular os clubes a crescerem e manterem seus melhores jogadores aqui? (e não estimular o êxodo), proporcionará benefícios sociais compatíveis com os ganhos estratosféricos da CBF?

Bom acho que já sei a resposta para essas perguntas....

Portanto não torcerei para essa seleção, não porque não sou patriota, pelo contrário, acho que ser patriota é assinar, por exemplo, uma lista para pressionar o congresso a votar o projeto dos fichas-limpas para que não tenhamos políticos condenados pela justiça nos dirigindo.

Ser patriota é torcer para que mandatários poucos preocupados com o social não se perpetuem no poder, que sejam retiradas ervas daninhas no meio de um esporte que é o mais popular do mundo e se for bem direcionado proporciona cidadania, integração, e tira crianças e jovens do caminho do crime, das drogas e da prostituição.

Aliás é o que o país mais precisa....

Portanto ser patriota, nesse contexto, e, claro, em minha humilde opinião, é torcer para o povo, para a cidadania, e para o bem comum - infelizmente não são os objetivos dos que estão por trás dessa seleção.Por esse motivo, torcerei a uma seleção da África ganhar - para que esses 40 milhões de dólares sejam melhor aplicados do que seriam aqui, pois não tem sentido pular, gritar, colocar bandeirinha, pintar o rosto, comprar uma TV nova de LCD, se no final esses recursos auferidos com um eventual sucesso dentro de campo não diminuirão a pobreza, a desigualdade, o analfabetismo, e ainda por cima ajudará a beneficiar as velhas e retrógradas mentalidades que estão no poder a se perpetuar indefinidamente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário