domingo, 4 de abril de 2010

TRANSAMAZÔNICA - DE NADA A LUGAR NENHUM

O ESTADO DO PARÁ, EM SEU INÍCIO, QUANDO CHEGARAM AQUI OS PORTUGUESES FOI SENDO POVOADO À BEIRA DE SEUS RIOS, OU ONDE JÁ HAVIA AS TRIBOS DOS ÍNDIOS,E NOSSE CASO, NO QUE HOJE É A CAPITAL BELÉM, HABITAVAM OS ÍNDIOS TUPINAMBÁS.

DA BEIRA DA BAÍA DO GUAJARÁ,COMEÇOU A SURGIR, COM A CONSTRUÇÃO DO FORTE DO PRESÉPIO,(http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_do_Castelo_de_Bel%C3%A9m), EM 1616 PELOS PORTUGUESES,A CIDADE DE BELÉM QUE VIRIA A SER CAPITAL DO ESTADO DO PARÁ.

PORÉM VAMOS PEGAR A MÁQUINA DO TEMPO DO FILME "DE VOLTA PARA O FUTURO" (RISOS) E VAMOS PULAR ALGUNS SÉCULOS À FRENTE E DE 1616 VAMOS PARAR NA DÉCADA DE 1970 DO SÉCULO XX.

POIS FOI AÍ QUE O GOVERNO BRASILEIRO, CONSTITUÍDO PELA DITADURA, DEU INÍCIO A MALFADADA RODOVIA TRANSAMAZÔNICA,(BR-230), QUE NA TEORIA DEVERIA LIGAR A AMAZÔNIA,(NORTE) AO NORDESTE,EM UMA LINHA HORIZONTAL, INDO DA CIDADE DE CABEDELO - NA PARAÍBA - ATÉ LÁBREA, NO AMAZONAS.

A IDÉIA ERA POVOAR OU NOS DIZERES DO PRES.MÉDICE "INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR". A "COLONIZAÇÃO" SERIA VIABILIZADA COM A INFRA-ESTRUTURA PROMETIDA PARA QUE PESSOAS DE TODA PARTE DO BRASIL, PRINCIPALMENTE DO NORDESTE,POVOASSE E FIZESSE AGRICULTURA COM RECURSOS E INCENTIVOS DO GOVERNO.

NA PRÁTICA, OS ASSENTAMENTOS VIRARAM "AJUNTAMENTOS", POIS O GOVERNO MILITAR ABANDONOU A "OBRA FARAÔNICA" E DEIXOU A VER NAVIOS AQUELES QUE PARA LÁ FORAM NA ESPERANÇA DO ELDORADO AMAZÔNICO DE UMA VIDA MELHOR.

O ESTADO MAIS PREJUDICADO, O PARÁ, VIU SUA FLORESTA SER DESTROÇADA EM MILHÕES DE HECTARES, COM A AGRAVANTE DE TER AGORA EM SEU TERRITÓRIO CENTENAS DE MILHARES DE PESSOAS SEM NENHUMA LIGAÇÃO COM ESSAS TERRAS, E QUE PASSARAM A SE OCUPAR NAS "CLAREIRAS" DEIXADAS PELA RODOVIA QUE NUCA EXISTIU - PELO MENOS NA MAIOR PARTE DE SEUS 4000 KM DE EXTENSÃO.

DAÍ SURGIRAM CIDADES SEM NENHUMA INFRA-ESTRUTURA, ONDE SE FORMOU POVOADOS COM ESSES MIGRANTES E DEPOIS O ESTADO DO PARÁ TEVE QUE ARCAR COM OS CUSTOS DE UMA CIDADE FORMADA SEM NENHUM PLANEJAMENTO.

COMEÇAVA A SE INSTALAR A POBREZA ONDE ANTES EXISTIA UMA FLORESTA LUXURIANTE e CHEIA DE RECURSOS NATURAIS.

FICA UMA PERGUNTA BÁSICA: PORQUE NÃO SE USOU OS RIOS ABUNDANTES NA REGIÃO COMO ESTRADAS NATURAIS? NÃO ACREDITO QUE O GOVERNO MILITAR, EMBORA NADA DEMOCRÁTICO, FOSSE TÃO TAPADO ASSIM...

TAPAJÓS, AMAZONAS ,XINGU, TOCANTINS, RIO JARI E RIO PARÁ...QUAL ESTADO POSSUI TAL HIDROGRÁFIA?

O RIO TOCANTINS DURANTE A ÉPOCA DAS CHEIAS, SEU TRECHO NAVEGÁVEL É DE APROXIMADAMENTE 2000 KM, ENTRE AS CIDADES DE BELÉM(PA) E LAJEADO (TO), OU SEJA, JÁ SERIA UM ÓTIMO CAMINHO de INTERLIGAÇÃO ENTRE A CAPITAL DO PARÁ COM O CENTRO-OESTE E DESTE PARA O RESTO DO PAÍS.ELE NASCE E GOIÁS DESEMBOCANDO NA FOZ DO RIO AMAZONAS.

PODERIA CITAR MUITAS OUTRAS OBJEÇÕES CONTRA ESSA RODOVIA TRANSAMAZÔNICA, UM PROJETO SEM NENHUM COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE, ONDE SÓ TROUXE POBREZA, DESMATAMENTO RECORDE,E NÃO INTERLIGOU O PAÍS COMO DEVIA, E NEM PODERIA COM TAMANHA OBTUSIDADE TÍPICA DOS GABINETES E MENTES BOLORENTAS DE BRASÍLIA.

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