quarta-feira, 30 de maio de 2012

Presidente da Câmara de Belém Raimundo Castro age contra os interesses da cidade


O Presidente da câmara de vereadores de Belém, Raimundo Castro: O Inimigo de Belém


A PEQUENEZ DA CÂMARA DE BELÉM


Mais uma cena de falta de vergonha explícita, hoje, no circo que se instalou na Câmara Municipal de Belém, talvez a mais desmoralizada do País. Mais uma vez, o presidente Raimundo Castro(PTB) ouviu na cara dura insultos como "sem caráter", “sem moral” e “velhaco”.

Ao final da sessão, quando todo mundo, inclusive o vereador Augusto Pantoja (PPS), autor do requerimento, esperava a instalação da CPI da Macrodrenagem, visto que todas as exigências tinham sido cumpridas (numero de assinaturas, indicações de bancadas, etc.), Raimundo Castro, alegando – vejam só! - obediência ao parágrafo primeiro do artigo 35 do Regimento Interno, disse que, contra a vontade dele – pasmem! -, seria obrigado a não instalar a CPI, porque – vejam só de novo! – ele ficou sabendo justamente hoje (só faltou dizer que vai exonerar a Diretoria Legislativa por isso) que há cinco ou seis requerimentos de CPIs, datados de 2009, que não foram instaladas e nem declaradas extintas formalmente.

Detalhe: o artigo citado por ele estabelece que: “A Comissão Parlamentar de Inquérito que não se instalar no prazo de dez dias úteis, após a publicação da Portaria de nomeação de seus membros, ou deixar de concluir seus trabalhos no prazo de sessenta dias, contados da instalação, será declarada extinta, salvo se, para a última hipótese, a maioria dos seus membros requererem à Presidência e esta deferir, prorrogação de prazo por igual período.” (grifei).

Do que se depreende que o presidente da CMB não sabe ler ou interpretar o próprio dispositivo que evoca. Um espanto. Um horror.
Ah! Antes da patacoada, Raimundo Castro reuniu a portas fechadas, na sala VIP, com os vereadores Orlando Reis (líder do governo) e Nadir Neves, da mesma turma. Na hora de anunciar a morte da CPI, Orlando Reis estava sentado ao lado de Castro, na Mesa, dando o maior apoio.

O vereador Augusto Pantoja já avisou que vai impetrar Mandado de Segurança para garantir a instalação da CPI da Macrodrenagem. "Eles querem é impedir que se descubra toda a canalhice e a roubalheira que cercaram o leilão dessas máquinas. Está tudo muito claro. Esse golpe baixo, sórdido contra a CPI tem como objetivo esconder toda a sujeita desta administração. Esta Casa não pode viver eternamente esperando que CPIs sejam instaladas; não podemos ficar reféns de pedidos de CPI de 2009. Isso é velhacaria. É expediente de gente que usa o Legislativo para esconder podridão. Belém é a capital do esgoto a céu aberto, do lixo e da podridão. E enquanto a cidade está podre de lixo, Duciomar está podre de rico", bradou.

Otávio Pinheiro, líder da bancada do PT, aos gritos e se dirigindo ao presidente da Câmara, lamentou ter que conviver com uma pessoa "que não tem moral". E que não instalar a CPI "é desídia, improbidade e uma vergonha".

A CPI da Macrodrenagem investigaria denúncias acerca do uso por empresa particular de mais de 100 caminhões, caçambas, retroescavadeiras e patrol, doados pelo governador Simão Jatene (PSDB) ao prefeito Duciomar Costa (PTB), na primeira gestão de ambos, para desobstrução e limpeza de canais de Belém. Os equipamentos foram entregues pelo prefeito à Belém Ambiental, contratada para o serviço de limpeza municipal ,que tem como um dos sócios Jean Nunes, ex-assessor de Duciomar Costa. A BA utilizou os bens públicos gratuitamente durante anos e em abril passado arrematou os mesmos equipamentos, leiloados pela PMB sob a justificativa de que estavam "inservíveis".

"Esteja certo de que se ratificar esta posição, vereador Castro, o senhor entrará para o folclore político do País. Será difícil encontrar uma atitude tão descabida nos relatos sobre o Legislativo brasileiro. Foi uma ideia maliciosa, desonesta, vinda daqueles que fazem o grupo que defende o prefeito nesta Casa", advertiu o vereador Fernando Dourado (PSD).

A sessão de amanhã promete ferver. O Legislativo de Belém não pode se apequenar mais, está abaixo do chão.


Por Franssinete Florenzano




Nota do Blog


O Presidente da Câmara dos vereadores de Belém, Raimundo Castro (PTB), ao não instalar a CPI  que investiga as máquinas doadas pelo governador Simão Jatene (PSDB)  à prefeitura de Belém que o alcaide Duciomar Costa as fez 'sumir',  evocando o regimento interno que pelo jeito ele não leu, pois se tivesse lido teria mais um motivo para instalá-la, visto que o parágrafo - como a Jornalista Franssinete elucidou acima - justamente torna extinta as anteriores CPI's que nunca foram realizadas, podendo sem nenhum problema instalar a atual, de autoria do Vereador Augusto Pantoja (PPS). Engraçado que o 'Dr.Castro', (como é chamado) em sua campanha política tinha o slogan de "médico das doenças sociais"....porém com suas ações tendenciosas em favor do prefeito, (e consequentemente contra os interesses da cidade) ele cada vez mais agrava as ‘doenças sociais’ das quais se propôs curá-las.....Vergonha!Vou dar uma Sugestão ao 'Dr.Castro', já que gosta bastante de dinheiro: quando ele não for mais vereador, (espero esse seja seu último mandato, a bem do povo de Belém) Ele poderia abrir um empreendimento na área de Blindagem, vai ganhar bastante dinheiro....

Nenhum comentário:

Postar um comentário