domingo, 30 de setembro de 2012

Maior país do mundo, Rússia terá Copa com distâncias menores que o Brasil


Reuters
Placa promocional da Copa de 2018, em Moscou
Placa promocional da Copa de 2018, em Moscou

A Copa do Mundo no maior país do planeta não terá as maiores distâncias da história. A estratégia da Rússia para receber o Mundial em 2018 foi oposta à utilizada pelo Brasil, que organizará o evento em 2014 com equipes cruzando o território nacional a todo o tempo. 

Na Rússia, serão 11 cidades e 12 sedes – Moscou terá dois estádios. A maior distância entre duas arenas será de 2483 km, entre o Central Stadium, em Yekaterinbugo, e o estádio de Kaliningrado, exclave russo localizado entre a Polônia e a Lituânia. 
FIFA divide sedes russas em quatro grupos geográficos para diminuir distância entre arena
No Brasil, as cidades de Porto Alegre e Fortaleza estão separadas por 3217 km. A capital gaúcha está, também, a 3175 km de Natal e a 3135 km de Manaus. 

A Copa da Rússia terá um conceito diferente daquele usado pelos brasileiros. Se a ideia do Mundial de 2014 foi criar um torneio que contemplasse todas as regiões do país, a Rússia foi pelo caminho de dividir o país em quatro zonas: central, noroeste, sul e do Rio Volga. A ideia é que as seleções joguem em cidades de zonas vizinhas.

Divulgação
Projeto do estádio de Kazan para a Copa do Mundo de 2018
Projeto do estádio de Kazan para a Copa do Mundo de 2018
A Rússia tem área total de 17.075.400 km², a maior dentre todos os países do mundo, ocupando parte do continente europeu e uma enorme extensão de território na Ásia. Só que, na escolha das cidades-sede, apenas Yekaterinburgo está na parte asiática, próxima da divisa com o lado europeu.

O Brasil, com área de 8.514.877 km², é o quinto maior país do planeta. Na Copa, serão utilizados estádios de 12 cidades, contemplando as cinco regiões. Na primeira fase, boa parte das seleções jogará em cidades de três regiões diferentes.

A Copa com os maiores deslocamentos entre cidades aconteceu em 1994, nos Estados Unidos. A distância entre o Stanford Stadium, em San Francisco, e o Foxborough Stadium, em Boston, era de 4300 km. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário