quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Governo do Paraná cria Assessoria Especial da Juventude



Governador Beto Richa (à Direita) cria uma assessoria especial para a Juventude em um estado que não por  acaso tem os melhores índices de desenvolvimento Juvenil do Sul do País.

O governador Beto Richa instituiu nesta quinta-feira (24/01) a Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude (AEJ), que tem com o objetivo articular e garantir os programas e projetos destinados ao público jovem das secretarias e órgãos do Governo do Estado. “É uma estrutura voltada exclusivamente aos interesses da juventude paranaense e mais um compromisso colocado em prática do plano de governo”, disse o governador. O Paraná concentra 2,7 milhões de jovens, com idade compreendida entre 15 a 29 anos, segundo o Censo Demográfico do IBGE 2010. 


A estrutura tem como metas participar da criação dos Conselhos Municipais da Juventude no interior do Estado, estimular o acesso do jovem aos bens públicos (equipamentos esportivos, educacionais e culturais) e promover ações de capacitação e desenvolvimento do jovem. A assessoria é responsável também por elaborar e implantar a Política Estadual da Juventude, em conformidade com a Política Nacional de Juventude.

O secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani, afirmou que a assessoria está diretamente ligada às ações de governo nas mais diversas áreas como cultura, educação, saúde, segurança pública, esporte, justiça e cidadania. “É um avanço fundamental no Governo do Paraná no que diz respeito à projeção desse importante segmento social”, destacou.

Para o cargo de assessor especial foi nomeado o historiador e ex-presidente da Casa do Estudante Luterano Universitário, Edson Lau Filho. Lau Filho explicou que além de medidas integradas com as secretarias e órgãos do governo, a Assessoria da Juventude buscará também a promoção de ações voltadas ao segmento com os órgãos e entidades federais, municipais e internacionais. “De forma integrada o governo estadual atenderá com políticas públicas os jovens paranaenses, que representam cerca de 25% da população”, disse. Segundo ele, o Paraná é o Estado da região Sul do país que apresenta o menor Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ), indicador da Unesco que aponta a qualidade de vida e o grau de vulnerabilidade da população jovem.

O projeto de Lei 640/2012, que cria a Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude (AEJ), foi aprovado pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário