quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
EVENTO GRATUITO SOBRE A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO, PARTICIPE!
O Observatório Social de Belém realiza logo mais, o Painel “Lei de Acesso a Informações Públicas: em nove meses de vigência, o que geramos?”.
Será de 16h às 18h30min., no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará, localizado na Rua Avertano Rocha, 394, Comércio, entre a Rua Padre Eutíquio e Travessa São Pedro.Quem precisar de mais informações poderá ligar para os números: 91 8160-0436 ou 8412-8598 – e falar com o Paulo Passos.
O Objetivo do evento é promover um balanço sobre a implementação da Lei Federal nº 12.527/2012, conhecida como a Lei de Acesso a Informações Públicas, bem como articular ações com os presentes para assegurar o seu cumprimento.
Na Programação que começa às 16h com o credenciamento, terá a participação dos painelistas Alexandre Sampaio – advogado e oficial de projetos na área de direito de acesso à informação da Artigo 19, Fábio Oliva – advogado, jornalista investigativo, fundador de várias ONG´s de combate à corrupção, Lizete Verillo – psicóloga, consultora organizacional e Diretora de Combate à Corrupção da AMARRIBO BRASIL, além do Moderador Ivan Costa – administrador, contador e Vice-Presidente do Observatório Social de Belém
16h às 16h30 min – Credenciamento
16h30min às 16h35min – Abertura
16h35min às 17h20min – Painel “Lei de Acesso à Informação Pública: em nove meses de vigência, o que geramos?”
17h20min às 18h10min: Debates
18h10min às 18h30min – Coquetel de encerramento
Fonte: http://www.osdebelem.org/
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
EX-GOVERNADOR ALMIR GABRIEL DEIXA GRANDE LEGADO AO PARÁ
Ao partir deste mundo nesta terça, dia 19 em Belém, vítima das consequências do tabagismo, o Ex-Prefeito de Belém, ex-Senador e ex-Governador (por 2 mandatos consecutivos) Dr.Almir Gabriel deixou um legado ao Pará que o coloca - para muitos -como um dos melhores Governadores que já existiu.
Ao assumir o Governo do Estado na primeira vez, em 1995, derrotando o ex-todo poderoso dos governos militares Jarbas Passarinho, começou uma de suas marcas à frente das Administração do Estado, que viria a ficar à frente nos seguintes oito anos: A modernização de sua gestão.
Dr.Almir pegou um Estado cujo orçamento estava comprometido cerca de 91% com despesas com funcionalismo público.Enxugou a máquina e a colocou em um patamar bem inferior à este percentual, que o permitiu fazer investimentos no Estado.
Foi dele a realização de várias obras com vistas a indução ao turismo no Estado, como a reforma completa de nosso Aeroporto internacional de Val-de-Cans, (que era uma vergonha), a revitalização do complexo Feliz Lusitânia, (onde se incluem o Forte do Castelo, a casa das 11 janelas, a catedral da Sé, e a igreja de santo Alexandre), da transformação de parte do antigo porto de Belém em um complexo turístico e gastronômico chamado Estação das Docas, do Mangal das Garças, da transmutação do antigo presídio São José em pólo Joalheiro do Estado, da conclusão (já que era 'bandola') e reforma completa com pista olímpica do Estádio Olímpico do Pará - O Mangueirão.
Além de obras de Infra-Estrutura, como a da Alça Viária que interligou a região Metropolitana de Belém com as demais regiões do Estado, de levar a Energia Elétrica de Tucuruí ao Oeste do Estado, que foi chamada Tramoeste, da Macrodrenagem da Bacia do Una, do porto de Vila do Conde, da entre outras.
Além da indução ao Turismo, investindo em infra-estrutura, o então Governador foi quem implantou a semente de trazer ao Estado do Pará os grande eventos esportivos, que acabou se efetivando com a vinda do Grand Prix de Atletismo - que o Pará detém o recorde de público sul-americano com 42 mil pessoas em uma prova em 2002, e do campeonato Sul-Americano de natação.
As demais Obras do legado do ex-Governador podem ser vistas neste link>>http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=117761
Dr.Almir também deu grande contribuição na Constituinte, da qual atuou como relator da ordem social na assembléia nacional Constituinte que elaborou a constituição Brasileira de 1988. No mesmo ano, o então senador fundou o partido da social democracia Brasileira, o PSDB, juntamente (entre outros) com Fernando Henrique Cardoso e Mário Covas - tendo inclusivo feito parte da chapa como Vice-Presidente deste último na campanha presidencial de 1989.
Como médico Almir foi brilhante cirurgião, antes de entrar na vida política.
Morre aos 80 anos, deixando viúva Raquel Gabriel, e deixando os filhos Almir, José, Haifa, Sâmia e Marcelo, frutos do primeiro relacionamento com Socorro Gabriel. Seu corpo será velado no Palácio Lauro Sodré, com honras de Estado, e seu amigo e atual Governador, Simão Jatene, deu 7 dias de luto oficial.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Sobrinha do ministro Joaquim Barbosa é demitida por piada sobre Renan
Ela e outra estagiária do Senado postaram em rede social a foto de um rato morto por servidores da limpeza
BRASÍLIA - De olho nas redes sociais, a direção do Senado Federal demitiu duas estagiárias - uma delas sobrinha do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa - por fazerem piada no Facebook com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Uma das estudantes de Direito postou a foto de um rato morto por servidores da limpeza com a legenda: “E a gente que achou que o único problema aqui fosse o Renan Calheiros”.
![Sobrinha do ministro Joaquim Barbosa é demitida por piada sobre Renan
Ela e outra estagiária do Senado postaram em rede social a foto de um rato morto por servidores da limpeza
BRASÍLIA - De olho nas redes sociais, a direção do Senado Federal demitiu duas estagiárias - uma delas sobrinha do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa - por fazerem piada no Facebook com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Uma das estudantes de Direito postou a foto de um rato morto por servidores da limpeza com a legenda: “E a gente que achou que o único problema aqui fosse o Renan Calheiros”.
Curtam nossa página >>> @[297869120265652:274:Reage Brasil]](https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/s480x480/64419_522540581131837_743677484_n.jpg)
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
Grandes Supermercadistas Paraenses exageram na importação e viram meros "revendedores de produtos de fora"
Saiu ontem na edição dominical de um dos jornais de maior circulação do estado, que uma certa rede supermercadista paraense, pretende "montar um projeto para estimular a produção de Hortifrutigranjeiros, cujos estoques colocados à venda em suas lojas são originados do nordeste e do sudeste, até bananas e jerimum".
Inclusive esse grupo empresarial pretende expandir seus negócios com mais dez lojas e planejam dobrar seu faturamento até 2016, atingindo a meta de 3 bilhões de reais.
Essa iniciativa é elogiável e torcemos que se logre êxito, mas essa rede empresarial genuinamente paraense atua desde 1975, portanto há 38 anos, e a pergunta que fazemos é: porque somente agora que se vai estimular os nosso produtores locais?
Passaram quase 40 anos enriquecendo produtores/agricultores de outros estados....
Quem tem uma visão um pouco mais "além do alcance" e visita as grandes redes de supermercados em Belém, - todas de origem paraense - verificarão que a grande maioria dos produtos vem de fora do estado, através da Belém-Brasília. A importação é realizada de forma indiscriminada e isso é altamente nocivo pois poderia gerar riqueza se estimulasse os nossos produtores/agricultores, tanto nas cercanias de Belém, (abrangendo inclusive suas ilhas),quanto no interior do Pará.
Como diz o próprio significado da palavra, quando falamos de Hortifrutigranjeiros, estamos falando de pequenos, médios e/ou grandes produtores/agricultores que trabalham e/ou produzem em propriedades rurais, espécies vegetais e animais, seja hortaliças, verduras, frutas diversas, e pequenos animais como frangos e porcos.
Bananas, melancias, melões, abacates, laranjas, tudo vem de agricultores de fora.....isso apenas para citar os exemplos das frutas mais 'tradicionais', e tudo isso pode ser (e em sua maioria é ) produzido no Estado do Pará. Verduras como cenoura, batata, repolho, etc e até os ovos são de granjas de outros estados brasileiros.....
O Resultado disso, é que Belém sempre está entre as primeiras capitais com maior inflação. Aliás, ao longo do ano de 2012 no acumulado foi a 1ª, (entre as 11 capitais pesquisadas), com estratosféricos 8,31%, enquanto a média nacional (que já não é tão baixa) ficou em 5,84% (segundo o IBGE).
Além do custo de vida alto no quesito alimentação, que prejudica sempre os mais pobres, corroendo-lhes os parcos salários, cria-se um sério problema social, pois muitos produtores/agricultores se acaso tivessem sido estimulados e oferecido à eles tecnologias e treinamento para que passassem a serem fornecedores prioritários das grandes redes paraenses, muitos não estariam na pobreza, e teria-se evitado o êxodo do interior para a capital, (com todos os problemas que isso acarreta), além de - como falei no início - gerar emprego e renda em seus locais de origem, dentro do Pará.
Aqui faço uma crítica construtiva às grandes redes paraenses, que muitas vezes são meros 'revendedores de produtos de fora' (não falamos dos industrializados, que são enormes as quantidades importadas), e ao que parece, se importam apenas com o seu lucro, pois muitos deles acham que fazem muito quando falam do número de funcionários que empregam, embora isso seja de fato um benefício que fazem à economia da capital e do estado é, porém, inerente ao seu negócio, pois se não tiverem funcionários, como seus negócios ficarão?
Outra justificativa para dormir em berço esplêndido são os impostos gerados, e Belém é a capital que mais arrecada com impostos oriundos das grandes redes supermercadistas locais, e isso é uma grande vantagem em relação às outras capitais, no entanto, também é consequência do crescimento e da expansão dos negócios, todavia, o que estou tratando aqui é do 'plus', é o chamado 'algo mais', o que, nossas redes por serem daqui tinham obrigação de fazer, não só no tocante ao estímulo aos Hortifrutigranjeiros, mas também na industrialização dos produtos locais, na produção de fármacos se utilizando de nossas plantas em parceria com universidades e cientistas locais, ampliando a questão da reciclagem (e não somente fazendo iniciativas tímidas e infrutíferas) e assim realizando um grande pólo gerador não só de emprego e renda, (que tanto precisamos), mas também de consciência ambiental, afinal, estamos na Amazônia, a região com maior biodiversidade do mundo.
Em um estado que é rico mas é tratado como Colônia pelo Governo Federal, que não devolve o que lhe é devido pela enorme contribuição que nós damos na Balança Comercial Brasileira, onde somente no ano passado contribuímos com US$ 19,4 Bilhões, ou seja, praticamente 60% do Superávit comercial dela, (e recebemos somente migalhas em troca, que não dão para desenvolver nada), os empresários locais do setor supermercadistas e suas demais empresas satélites poderiam suprir essas perdas irreparáveis com iniciativas de diversificação de negócios baseadas em nosso estado e se utilizando de nossas riquezas e mão-de-obra, como sugeridas acima, mas se tivessem um visão conjuntural mais ampla, se assumissem seus papéis em um contexto geral, e saíssem da zona de conforto e da mesmice de serem meros 'revendedores de fora', aí sim, fariam o 'algo mais' a que me referi.Eu iria além, fariam toda a diferença!
domingo, 10 de fevereiro de 2013
Valorize sua dieta com 18 dicas simples e realistas para um cotidiano mais saudável
Diversas opções para uma vida mais equilibrada e saudável em seu dia a dia
A correria da vida cotidiana demanda grande energia e concentração das pessoas. Muitos ficam desgastados ao longo do dia e deixam de lado a saúde para resolver outras coisas. Por conta da pressa, por vezes a opção pelo desequilíbrio exagerado dos self services ou mesmo dos lanches rápidos, o esquema fast food, comprometemos a saúde. Mesmo sob tais pressões, é possível equilibrar os afazeres e os cuidados com o organismo. Se você acha que está se alimentando mal ou deixando de se hidratar, aproveite e acompanhe aqui algumas dicas que podem temperar seu cotidiano com hábitos mais saudáveis, seja nas pausas do trabalho ou quando em casa.
Prefira pães de forma que contêm grãos – Fazendo isso você vai ingerir muito mais nutrientes do que em um pão tradicional. Dietas baseadas em grãos contribuem para um peso e equilíbrio com seu corpo, redução dos riscos de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, obesidade e algumas formas de câncer. Além de ajudar na regulagem do processo digestivo por conta das fibras contidas nos grãos ainda ajuda na redução dos níveis de colesterol LDL.
Água nunca é demais – Se a água cobre cerca de 70% da superfície do planeta e corresponde a similar porcentual na composição de nosso corpo, é conclusivo seu aspecto fundamental para a vida, nosso caso, humana. Segundo estudos feitos por Elisângela Werner e Monica Franken sobre o consumo de água pelo ser humano, um indivíduo pode ficar até 28 dias sem comer que ainda assim conseguirá sobreviver, em contrapartida mais do que 3 dias sem beber água significará morte por desidratação. Por isso nós devemos se preocupar com a quantidade de água ingerida e, se possível, não nos permitirmos desidratação. Para avaliar se está desidratado, basta observar a cor da sua urina. Nos casos em que um tom mais claro prevalecer, no sentido da transparência, isso significará que as condições de hidratação estão adequadas. Aparência em tom mais escuro ou amarelado podem significar necessidade de aumento no consumo de água, pois possivelmente sua condição é de desidratação. O corpo humano elimina ao longo do dia a água através da respiração, transpiração e urina e para reposição seria recomendável a ingestão de aproximadamente 2 litros de água por dia, em intervalos regulares. Ou seja, aproveite para beber mais água do que você já bebe.
Beba com moderação – As bebidas alcóolicas são consumidas em larga escala pelo mundo afora, nas mais variadas ocasiões. Seja em festas, reuniões de amigos ou familiares, sempre há bons motivos. A questão não reside no simples ato de beber, mas sim no quanto é ingerido pela pessoa, pois a depender da quantidade de álcool no corpo, longo tempo pode levar para desintoxicação do organismo, o que pode contribuir para problemas psiquiátricos, neurológicos, cardiovasculares ou mesmo câncer. Outra adversidade das bebidas é o número de calorias que possuem. Um copo de rum com coca cola, mais conhecido como cuba-libre por exemplo, contém cerca de 170 calorias. Por isso, levar uma vida saudável não parece compatível com o consumo exagerado do álcool. Beber moderadamente é o caminho. De qualquer forma, algumas dicas relacionadas ao consumo destas substâncias podem ser interessantes. Antes de ingerir álcool, faça uma refeição moderada. Ela forma uma camada protetora no estômago e contribuirá para a digestão dos alimentos em paralelo com o álcool, tornando sua absorção pelo organismo mais lenta. Alterne bebida alcoólica e água, o que contribuirá para a diluição dos componentes da bebida alcoólica evitando um quadro de desidratação. Não misture vários tipos de bebida, como fermentados (cerveja e vinho) e destilados (uísque e vodca), pois seu corpo pode rejeitar a mistura. No dia seguinte, consuma frutas e sucos, a frutose auxiliará o organismo a se livrar do álcool.
Use menos óleo para cozinhar e refogue menos – Para uma vida mais saudável e com menos rios poluídos, diminua o óleo na hora de cozinhar, assim você corta as calorias extras e gorduras da sua ingestão diária. E refogando menos as comidas, você consegue ficar longe do óleo e dos problemas que ele causa.
Participe do Segunda Sem Carne – Campanha que , segundo o site oficial: “se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de carne para alimentação tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais, convidando-as a tirar a carne do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores”. Reduzir o consumo de carne reduz sua pegada hídrica (segundo a Water Footprint para produzir um quilo de carne bovina são necessários cerca de 15 mil litros de água) e sua pegada de carbono, contribuindo também para a redução das emissões de gases de efeito estufa produzidos pelo gado no processo de sua criação. A considerarmos os impactos do consumo de carnes diretamente em seu corpo, reduzi-lo significa menores riscos de contrair câncer, cardiopatias, diabetes, obesidade o que contribui para a longevidade. Veja mais sobre ser vegetariano ao menos uma vez por semana.
Cozinhe mais em sua casa – Aproveite para testar seus dotes de culinária e refine suas práticas na elaboração de comidas mais saudáveis e de sua preferência. De acordo com o USA TODAY, a pessoa que prefere comer em um restaurante, consome 50% mais calorias, gorduras e sódio do que uma pessoa que opta por cozinhar em casa.
Dê preferência a produtos e mercados locais – Tente retirar os congelados da sua rotina. Prefira produtos orgânicos e prestigie mercados que comercializem produtos cuja origem seja mais próxima quanto possível a você, o que reduzirá sua pegada de carbono ao evitar que os gêneros não trafeguem por distâncias muito longas até chegar a sua casa. Desta maneira você também contribui para o desenvolvimento da economia local. Essas práticas possivelmente lhe conferirão oportunidade de consumir alimentos mais frescos e nutritivos.
Caso queira fazer uma dieta, não exagere na dose - Para se levar uma vida mais saudável é por vezes necessário abdicar de algumas opções alimentares e a isso consideramos a prática de dietas. No entanto, há uma certa confusão relacionada ao conceito de dieta, por vezes interpretada como restrições alimentares exageradas ou mesmo a ingestão exclusiva de saladas e legumes. Pode parecer que isso resolverá o problema, mas na verdade o nosso corpo também precisa de carboidratos (massas), proteínas (carnes), fibras, vitaminas (frutas), sais minerais e lipídios (gorduras). Por isso, se a dieta não for capaz de equilibrar todos esses nutrientes ela poderá conduzir a efeitos desastrosos à saúde.
Não "pule" o café da manhã - Alguém muito experiente já pode haver lhe dito: "o café da manhã é a refeição mais importante do dia". Pois faz todo o sentido, uma vez que diversas pesquisas comprovam essa afirmação e mostram que quem pratica essa refeição é mais saudável e ativo fisicamente. Também foi comprovado que quem tem como primeira refeição do dia o almoço exagera na gordura e calorias em prejuízo à saúde. Por isso, pense duas vezes na hora que "pular" o café da manhã.
Substitua o refrigerante pelo suco ou chá - Tente substituir o refrigerante pelo suco ou chá mate. Seu corpo irá agradecer. Mesmo que o refrigerante seja diet, pense em outras alternativas. Se não for possível a total eliminação, diminua o seu consumo e se previna contra doenças como obesidade e diabetes. Mais saudável ainda se puder incrementar o consumo de sucos naturais e chá mate, que fazem muito bem à saúde.
Opte por lanches mais saudáveis - Faça seus próprios lanches com ingredientes mais saudáveis em vez de comprar de lanchonetes e para aquele jantar básico, que tal reaproveitar as cascas de batata, de cebola, de cenoura, além de alho poró e de outros vegetais a gosto para fazer uma bela sopa? Salsa e cebolinha também vão bem nesse caldo.
Experimente novas frutas e vegetais - Faça uma lista das frutas e vegetais que você nunca comeu, aproveite aquelas cuja época privilegiar e veja se gosta. Algumas frutas exóticas e raras são nutritivas, bom para saúde e você ainda ampliará seu repertório de paladares.
Menos café - Aquele cafezinho durante à tarde ou de manhã pra acordar, não faz mal. O problema é quando esse café passa a ser seu companheiro do dia e no final dele você já perdeu a conta de quantos tomou. De acordo com o Mayo Clinic, se você bebe mais de quatro xícaras de café por dia, a cafeína poderá causar efeitos colaterais como insônia, nervosismo, inquietação, irritabilidade, aceleração dos batimentos cardíacos, tremores musculares e dores de estômago.
Prefira alimentos que melhorem seu humor - Vida saudável e bom humor sempre andaram juntos e agora você pode estimular ambos através de sua alimentação. Isso é possível por conta das seguintes fontes: ômega 3, vitamina B1 ou tiamina que pode ser encontrado em pistache, castanha de caju, soja, linhaça. Além da vitamina B12, encontrada em peixes, leite, ovos e o triptofano em amendoins e bananas. Mas a melhor dica para combinar o humor com saúde é comer peixe uma ou duas vezes a semana, pois essas quatro fontes podem ser encontradas neste gênero alimentício.
Faça pratos coloridos - Quanto mais cores sua dieta oferecer, mais nutrientes você estará consumindo. Faça da cor uma prioridade na hora da compra e da cozinha.
Esportes, sempre - A atividade física na rotina do ser humano é de fundamental importância para aqueles que pretendem viver por bom tempo, de maneira saudável. São diversos os benefícios da atividade física, melhora da auto estima, da flexibilidade, diminui o risco de doença cardíaca, do câncer do cólon, previne derrames e diabetes tipo 2, reduz depressão e ansiedade, controla a pressão sanguínea, dentre outras vantagens.
Relaxe sua mente - Viver em cidade grande e ter que enfrentar seus problemas diários é algo desgastante. Quem convive com isso, acumula estresse, cansaço e ansiedade. Para combatê-los existem formas de descontração como caminhar, ouvir música e passar o tempo com os amigos. Elas servem para relaxar a mente e se desligar um pouco da correria. Existem alternativas próprias para a mente como Yoga e Tai Chi Chuan que trabalham o exercício da meditação e do alongamento. Livros também são ótimos para tal finalidade.
Sorria - O sorriso é a melhor cura para os problemas que você enfrenta. Não custa nada e é muito contagioso. Um vício delicioso.
Fonte: Portal eCycle: http://www.ecycle.com.br/home.html
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
ALERTA AOS CASAIS (MARIDO, NAMORADOS, FICANTES..ETC) SOBRE A VIDA SEXUAL
Regina Navarro Lins*
Rio - Júlia chegou ansiosa ao meu consultório. “A minha relação com Fábio é ótima. Ele é um grande companheiro, uma pessoa bastante confiável. Nesses três anos de namoro sempre nos divertimos muito. Temos vários amigos e viajamos com frequência. Gostaria de casar e ter filhos com ele. Mas acho que não vai dar. Tem uma coisa que para mim é super importante e com ele não é legal: o sexo. Tento não pensar nisso, mas não dá mais para negar. Fábio não sabe fazer sexo! Ele não percebe a importância das preliminares, é tudo muito rápido, sempre igual. Acho até que ele não gosta tanto de sexo. Eu o amo, mas tenho que passar o resto da minha vida frustrada? Já tive outros namorados antes. Com ele tenho a melhor relação amorosa da minha vida e a pior relação sexual! Não sei o que fazer.”
Quando se pergunta se algumas pessoas fazem sexo melhor do que outras, muita gente responde que não. Afirmam que uma boa relação sexual depende exclusivamente do amor entre os parceiros. Como isso não é verdade, imagino ser mais uma tentativa conservadora de negar que sexo e amor são coisas totalmente distintas.
Por mais que duas pessoas se amem, a relação sexual pode ser de baixa qualidade, com pouco prazer e nenhuma emoção. O sexo é o que temos de biológico mais ligado ao emocional, e muitos fatores influem no desempenho.
É grande a quantidade de homens que vão para o ato sexual ansiosos em cumprir uma missão: provar que são machos. A preocupação em não perder a ereção é tanta que fazem um sexo apressado, com o único objetivo de ejacular, e pronto. A mulher, com toda a educação repressora que teve, ainda se sente inibida em sugerir a forma que lhe dá mais prazer. Acaba se adaptando ao estilo imposto pelo homem, principalmente por temer desagradá-lo. Fazer sexo mal é isso: não se entregar às sensações e fazer tudo sempre igual, sem levar em conta o momento, a pessoa com quem se está e o que se sente.
As pessoas que gostam de verdade de sexo e o sabem fazer bem não têm preconceito nem vergonha, consideram o sexo natural, fazendo parte da vida. A busca do prazer é livre e não está condicionada a qualquer tipo de afirmação pessoal.
Então, o sexo é desfrutado desde o primeiro contato, e se cria o tempo todo junto com o parceiro, até muito depois do orgasmo. O único objetivo é a descoberta de si e do outro, numa troca contínua de sensações, em que cada movimento é acompanhado de nova emoção. Sendo assim, o sexo deixa de ser a busca de um prazer individual para se tornar um poderoso meio de transformar as pessoas.
Quando se pergunta se algumas pessoas fazem sexo melhor do que outras, muita gente responde que não. Afirmam que uma boa relação sexual depende exclusivamente do amor entre os parceiros. Como isso não é verdade, imagino ser mais uma tentativa conservadora de negar que sexo e amor são coisas totalmente distintas.
Por mais que duas pessoas se amem, a relação sexual pode ser de baixa qualidade, com pouco prazer e nenhuma emoção. O sexo é o que temos de biológico mais ligado ao emocional, e muitos fatores influem no desempenho.
É grande a quantidade de homens que vão para o ato sexual ansiosos em cumprir uma missão: provar que são machos. A preocupação em não perder a ereção é tanta que fazem um sexo apressado, com o único objetivo de ejacular, e pronto. A mulher, com toda a educação repressora que teve, ainda se sente inibida em sugerir a forma que lhe dá mais prazer. Acaba se adaptando ao estilo imposto pelo homem, principalmente por temer desagradá-lo. Fazer sexo mal é isso: não se entregar às sensações e fazer tudo sempre igual, sem levar em conta o momento, a pessoa com quem se está e o que se sente.
As pessoas que gostam de verdade de sexo e o sabem fazer bem não têm preconceito nem vergonha, consideram o sexo natural, fazendo parte da vida. A busca do prazer é livre e não está condicionada a qualquer tipo de afirmação pessoal.
Então, o sexo é desfrutado desde o primeiro contato, e se cria o tempo todo junto com o parceiro, até muito depois do orgasmo. O único objetivo é a descoberta de si e do outro, numa troca contínua de sensações, em que cada movimento é acompanhado de nova emoção. Sendo assim, o sexo deixa de ser a busca de um prazer individual para se tornar um poderoso meio de transformar as pessoas.
Regina Navarro Lins* é psicanalista e escritora, autora do livro
A Cama na Varanda (Best Seller) entre outros. E-mail: rlnl@uol.com.br
A Cama na Varanda (Best Seller) entre outros. E-mail: rlnl@uol.com.br
sábado, 2 de fevereiro de 2013
AS CONSEQUÊNCIAS PARA O SEU BOLSO DO AUMENTO DA GASOLINA AUTORIZADO PELA PRESIDENTE DILMA
A Petrobrás anunciou o aumento nos preços em cerca de 6,6% para Gasolina e 5,4% para o Diesel.
A "desculpa" é que os valores estão defasados e precisam ser elevados para possibilitar investimentos. Enfim, a população mais uma vez vai pagar o pato. O aumento do preço do combustível provoca um efeito cascata. As passagens rodoviárias vão ficar mais caras, os fretes vão aumentar e com isso os lojistas repassarão a conta para os consumidores, o que significa que alimentos ficarão mais caros e assim por diante. Alguns reais a mais podem até parecer pouco, mas no final do mês (e do ano) teremos, mais uma vez, gasto muito mais do que recebemos de aumento ou reajuste em nossos salários. Agora já imaginou se você pudesse encher o tanque do seu carro pagando menos de R$ 2,00? É exatamente isso o que acontece na vizinha Venezuela, país que vende a gasolina mais barata do mundo! A interessante lista foi feita pela revista Exame.
1. Venezuela
Custo de um tanque (45 litros): R$ 1,46
Preço em Caracas
2. Arábia Saudita
Custo de um tanque (45 litros): R$ 10,90
Preço em Jeddah
3. Líbia
Custo de um tanque (45 litros): R$ 14,54
Preço em Tripoli
4. Bahrein
Custo de um tanque (45 litros): R$ 19,40
Preço em Manama
5. Kuwait
Custo de um tanque (45 litros): R$ 19,60
Preço na cidade do Kuwait
6. Catar
Custo de um tanque (45 litros): R$ 21,30
Preço em Doha
7. Argélia
Custo de um tanque (45 litros): R$ 24,25
Preço em Argel
8. Omã
Custo de um tanque (45 litros): R$ 27,17
9. Egito
Custo de um tanque (45 litros): R$ 27,87
Preço em Cairo
10. Trinindade e Tobago
Custo de um tanque (45 litros): R$ 38,55
Preço em Porto de Espanha
NOTA DO BLOG
Quem mora em Belém do Pará, onde os gêneros alimentícios, as confecções, entre outros artigos lamentavelmente - em sua maior parte - vem pela Belém-Brasília de outras regiões como Sul, Sudeste e Centro-Oeste, (embora vivamos em plena Amazônia, onde há frutas, verduras em abundância), deverá esperar um 'efeito cascata' maior, devido ao aumento do preço do frete, como foi citado acima. No ano passado, a Capital Paraense registrou, segundo dados do IBGE, a maior inflação entre as 11 capitais pesquisadas através do índice nacional de preços ao consumidor (IPCA), e em números isso significou 8,31% ao longo do ano de 2012, enquanto a média nacional foi de 5,84% (veja quadro neste link>>>http://exame.abril.com.br/economia/noticias/belem-e-a-capital-com-maior-inflacao-oficial-no-ano-passado, portanto, com esse aumento da gasolina da presidente Dilma, que os Paraenses preparem seus bolsos.....
Assinar:
Postagens (Atom)