terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

EX-GOVERNADOR ALMIR GABRIEL DEIXA GRANDE LEGADO AO PARÁ



Ao partir deste mundo nesta terça, dia 19 em Belém,  vítima das consequências do tabagismo, o Ex-Prefeito de Belém, ex-Senador e ex-Governador (por 2 mandatos consecutivos) Dr.Almir Gabriel deixou um legado ao Pará que o coloca - para muitos -como um  dos melhores Governadores que já existiu.

Ao assumir o Governo do Estado na primeira vez, em 1995, derrotando o ex-todo poderoso dos governos militares Jarbas Passarinho, começou uma de suas marcas à frente das Administração do Estado, que viria a ficar à frente nos seguintes oito anos: A modernização de sua gestão.

Dr.Almir pegou um Estado cujo orçamento estava comprometido cerca de 91% com despesas com funcionalismo público.Enxugou a máquina e a colocou em um patamar bem inferior à este percentual, que o permitiu fazer investimentos no Estado.

Foi dele a realização de várias obras com vistas a indução ao turismo no Estado, como a reforma completa de nosso Aeroporto internacional de Val-de-Cans, (que era uma vergonha), a revitalização do complexo Feliz Lusitânia, (onde se incluem o Forte do Castelo, a casa das 11 janelas, a catedral da Sé, e a igreja de santo Alexandre), da transformação de parte do antigo porto de Belém em um complexo turístico e gastronômico chamado Estação das Docas, do Mangal das Garças, da transmutação do antigo presídio São José em  pólo Joalheiro do Estado, da conclusão (já que era 'bandola') e reforma completa com pista olímpica do Estádio Olímpico do Pará - O Mangueirão.

 Além de obras de Infra-Estrutura, como a da Alça Viária que interligou a região Metropolitana de Belém com as demais regiões do Estado, de levar a Energia Elétrica de Tucuruí ao Oeste do Estado, que foi chamada Tramoeste, da Macrodrenagem da Bacia do Una, do porto de Vila do Conde, da entre outras.

Além da indução ao Turismo,  investindo em infra-estrutura, o então Governador foi quem implantou a semente de trazer ao Estado do Pará os grande eventos esportivos, que acabou se efetivando com a vinda do Grand Prix de Atletismo - que o Pará detém o recorde de público sul-americano com 42 mil pessoas em uma prova em 2002, e do campeonato Sul-Americano de natação.

As demais Obras do legado do ex-Governador podem ser vistas neste link>>http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=117761

Dr.Almir também deu grande contribuição na Constituinte, da qual atuou como relator da ordem social na assembléia nacional Constituinte que elaborou a constituição Brasileira de 1988. No mesmo ano, o então senador fundou o partido da social democracia Brasileira, o PSDB, juntamente (entre outros) com Fernando Henrique Cardoso e Mário Covas - tendo inclusivo feito parte da chapa como Vice-Presidente deste último na campanha presidencial de 1989.

Como médico Almir foi brilhante cirurgião, antes de entrar na vida política.

Morre aos 80 anos, deixando viúva Raquel Gabriel, e deixando os filhos Almir, José, Haifa, Sâmia e Marcelo, frutos do primeiro relacionamento com Socorro Gabriel. Seu corpo será velado no Palácio Lauro Sodré, com honras de Estado, e seu amigo e atual Governador, Simão Jatene, deu 7 dias de luto oficial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário