terça-feira, 15 de março de 2011

O perigo mora.... aqui


TUITAÇO PELA #ENERGIALIMPA

Olá, ciberativista

Não bastou o terremoto. Não bastou o tsunami. Veio o acidente nuclear para piorar a situação no Japão. Nossas angústias permanecem com o povo japonês, que agora, além de ter que recompor o país, precisa lidar com uma crise causada pelos riscos inerentes ​​das usinas nucleares.

Há quase 40 anos, o Greenpeace alerta o mundo sobre os perigos da energia nuclear. Os inúmeros avisos, no entanto, não contribuem para minimizar a dor das pessoas que perderam suas famílias, amigos, casas, empregos. Por isso, antes de tudo, queremos mandar nosso mais profundo sentimento de solidariedade a todos os japoneses e seus familiares.

Olhando o desastre no Japão, fica claro que ao grau de devastação das forças da natureza junta-se agora à tragédia nuclear, fruto da imprevidência e da aposta num tipo de energia cuja essência é a destruição. Ela também está perto de nós, aqui no Brasil.

As usinas Angra I e II passam frequentemente por pequenos acidentes. Elas estão em terreno arenoso, próximas ao oceano e entre as duas maiores cidades do país. Qual é o plano do Brasil para evacuar as pessoas que moram em um raio de 20km dessas usinas, como fez o Japão?

Por que nossas usinas nucleares não são tão seguras como dizem as empreiteiras e o governo e por que investir nelas quando há outras formas de geração mais baratas, limpas e infinitamente menos ameaçadoras?

Para esclarecer todos os riscos da energia nuclear e quais são os tipos de energia mais seguros para o Brasil, convidamos você a participar de um bate-papo online com Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energia do Greenpeace.

O chat acontece nesta quarta-feira, dia 16, das 16h às 17h, horário de Brasília, aqui.

Traga suas dúvidas, convide seus amigos, divulgue no twitter e no seu facebook. Ajude-nos a fazer do Brasil um lugar mais seguro e limpo.

Ricardo Baitelo


Abraços,

Ricardo Baitelo
Coordenador de campanha de energia
Greenpeace Brasil



Autor do Blog

Reproduzo aqui neste espaço o alerta do Greenpeace-Brasil, sobre a energia Nuclear, que em virtude do acidente ocorrido no Japão, (vide foto, acima) onde três reatores explodiram, ocasionando contaminação de tudo quanto está a sua volta, elevando ao nível 6, na gradação de perigo da energia atômica, que vai até 7, se aproximando do acidente ocorrido em Tchernóbyl, na então União Soviética, que espalhou por quase toda a europa através da nuvens, a radioatividade.

É uma boa ocasião para discussão, em um país como o Brasil, as coisas costumam ser impostas goela abaixo, (embora com ares de legalidade, vide Belo Monte), devemos debater se vale a pena investir em uma energia com os riscos que ela pode ocasionar.Estive em Angra dos reis, município onde está localizada, as usinas de energia nuclear brasileiras(Angra I, II E III), e posso dar o testemunho e que à primeira vista, se destoam do entorno, paisagem de cartão postal, com montanhas, belas praias, Mata Atlântica, e as Usinas reluzindo bem no meio disso tudo, o que deu a impressão de que ali era o último local para instalá-las, em plena natureza preservada.

Porém em muitos países, como a França, a energia Nuclear é largamente utilizada, sendo inclusive, exportada, vale a pena investir neste tipode energia? Vale investir em alternativas? Caso queiram participar da discussão acessem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário