domingo, 22 de janeiro de 2012

BOICOTE AO IPTU DE BELÉM EM PROTESTO CONTRA DUCIOMAR COSTA, QUEM TOPA?



Este Blogueiro que vos fala já morou no RJ, foi no período de Julho de 2007 até Janeiro de 2009, quando recebi uma proposta de trabalho e lá fui, rumo à cidade Maravilhosa.

Mas quando lá cheguei, em plena época dos Jogos Pan-Americanos de 2007, reparei que a cidade Maravilhosa mergulhara no caos, na desordem urbana, e na violência....

O Prefeito do Rio de Janeiro na época, César Maia, era a inoperância em pessoa.A simples menção ao seu nome causava Ojeriza na sociedade carioca, que dizia que ele só queria escrever em seu Blog, nada mais....

De fato, no decorrer dos quase dois anos em que estive na antiga capital do país, via muita coisa errada: A violência cronificada, com ares (e com números) de guerra civil, mendigos às centenas nas ruas, milhares de drogados perambulando nas madrugadas,construções irregulares se multiplicavam, a iluminação pública era falha e havia hordas de pedintes nas calçadas, tomadas também por camelôs e mesas de bares.(qualquer semelhança com Belém não terá sido mera coincidência...)

os pontos turísticos estavam depredados, sujos e mal-conservados, e os morros cada vez maiores, em um brutal contraste social que a má-gestão da cidade ao longo dos anos tornara explícito.

Foi em meio a esse caos, que um movimento começou na zona sul, em dezembro de 2007, numa reunião entre dirigentes de associações de moradores da Fonte da Saudade, Alto Leblon e Lagoa, que propuseram só pagar o IPTU em juízo, em protesto pela falta de providência das autoridades diante do avanço das favelas na região.

Mas a falta de paciência para com àquele prefeito foi além...

Em ano de eleição (2008), temendo que o mesmo usasse o dinheiro em obras eleitoreiras, e com a adesão de mais associações, os cariocas decidiram se organizar e se mobilizar para fazer um inusitado, mas interessante protesto: Só pagaria o IPTU em Novembro, depois das eleições municipais!

O Coro engrossou quando o incompetente prefeito César Maia, aumentou o valor do IPTU, para casas populares, já no início do ano de 2008, em alguns casos em quase 300%.

Foi a gota d'água....

Foi a vez das classes mais populares aderirem ao protesto.

A escalada de protestos aumentou significativamente, se transformando na conhecida desobediência civil, tão bem feita por Mahatma Gandhi para ver sua índia livre do jugo dos implacáveis ingleses.

Fazendo a comparação, já que minha querida Belém do Pará mergulha no caos da má-Administração do Prefeito Duciomar Costa, - tal qual a gestão de César Maia - que se reflete nos péssimos serviços de saúde, na violência e desordem urbana que a quase todo dia vitimiza um inocente, no trânsito caótico, nas ruas que viram rios quando chove, na falta d'água e consequente inoperância da SAAEB, no trasporte público ineficaz e em outras mazelas como a mendicância, o avanço das drogas, na falta de iluminação pública.. etc não seria o caso de protestarmos e pagarmos nosso IPTU somente em novembro, depois das eleições? Quem topa?


(veja reportagem sobre o protesto do boicote ao IPTU de quatro anos atrás no Rio de Janeiro ao clicar no título dessa postagem, "BOICOTE AO IPTU DE BELÉM EM PROTESTO CONTRA DUCIOMAR COSTA, QUEM TOPA?" lá em cima )

Nenhum comentário:

Postar um comentário