segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

LANÇAMENTO DO PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS EM BELÉM - CONVITE.




Uma grande oportunidade para Belém. Conheça, participe e divulgue!

CONVITE
LANCAMENTO DO PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS
2012
www.cidadessustentaveis.org.br
Belém - Pará







Metade da humanidade vive atualmente nas cidades. Em 2030, serão 60% os que moram nessas regiões e, em 2050, o total deverá estar em 70%, com o crescimento das cidades aumenta também a dificuldade de se manter o equilíbrio, social e ambiental.

Em Belém, segundo o IBGE, somos hoje aproximadamente 1.402.056 habitantes, com uma densidade 1.316,5 hab/Km², incrustado no meio da Amazônia, consumindo energia e recursos naturais renováveis. Sendo necessário garantir uma gestão que possa garantir a melhoria da qualidade de vida atenta a disponibilidade e o manejo adequado dos recursos.

O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da sociedade civil em âmbito nacional, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Criando uma rede entre instituições de pesquisa, cidadãos, movimentos sociais, empresas, e Poder Público.

Convidamos então Vossa Senhoria para participar do Lançamento do Programa Cidades Sustentáveis – 2012, que irá ocorrer no dia 31 de janeiro de 2012, às 16:00 hs, na Sede da OAB – Pará, localizada na Praça Barão do Rio Branco, 93, próximo a Igreja da Trindade, - Campina - Belém-PA.

Durante o evento será apresentada a Carta Compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis a ser entregue aos partidos políticos para que seja incorporado às propostas de governo dos seus candidatos nas eleições municipais de 2012.

PROGRAMAÇÃO DO LANCAMENTO DO PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS
2012
www.cidadessustentaveis.org.br

Data: 31.01.2012
16:00 – 16:15 hs: Credenciamento
16:15 – 16:45 hs: Apresentação da Rede Nossa Belém e do Programa Cidades Sustentáveis – Ivan Silveira da Costa – Presidente do Observatório Social de Belém.
17:15 – 17:45 hs: Palestra: Rumos da sustentabilidade para espaços urbanos – Prof. Dr. Irving Montanar Franco – Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e atual Coordenador do Laboratório de Análise e Desenvolvimento do Espaço Construído da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará.
17:45 – 18:15 hs: Interação entre os participantes e os palestrantes e encaminhamentos.


Apoio Local:

Observatório Social de Belém
OAB – Pará - Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Pará
LADEC – FAU – UFPA - Laboratório de Análise e Desenvolvimento do Espaço Construído da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará.
OCB – Pará - Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará
SINDIFISCO - Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB – Regional Norte II
Voluntários e Voluntárias da Rede Nossa Belém

Contato para maiores informações e confirmação de presença:
nossabelem@gmail.com
Ivan Costa: 8412 8598
Tarcísio Feitosa: 8357 7494

Um comentário:

  1. É fato que o planeta não tem mais como continuar mantendo o atual padrão mundial de consumo. Ao mesmo tempo a população planetária atingiu a 7 bilhões de habitantes e a FAO alerta para o fato de que a Fome se tornou problema global.

    Neste panorama a Amazônia é citada com preocupação junto as mais florestas tropicais: suas metrópoles Belém e Manaus são tratadas como cidades "na" Amazônia. Entretanto elas deveriam ser repensadas como cidades amazônidas... Capazes de orientar um processo inovador ao desenvolvimento humano no Trópico Úmido. Enquanto cidadão amazônida eu receio que movimentos como este reicidam no colonialismo cultural e tecnológico que, com o rodoviarismo e a concentração urbana tornaram estas duas cidades insustentáveis.

    A geomorfolofia de Belém contradiz o tipo de cidade que se tem. Os transportes urbanos e a comunicação são inadequadas e nossas universidades, na verdade, pensam muito pouco a região em termos técnicos e culturais. O que se torna um problema político com a falta de diálogo da extensão com o poder público dos municípios.

    Desde os anos 70 a periferia de Belém foi ocupada por bairros-dormitórios, celeiro de crianças deixadas ao deus dará enquanto seus pais trabalham em empregos aviltados ou sobrevivem em biscates no centro da cidade. Ora a inovação urbana reclama projeto de metrô de superficie para desconcentral o eixo rodoviário metropolitanos e uma verdadeira desconcentração da gestão municipal.

    Cada bairro de subúrbio pode ser planejado como uma cidade de médio porte e seus conjuntos de civinhança como aldeias modernas. Fazendo com que a vida familiar e a vizinhança de rua se tornem o foco de uma política de desemvolvimento socioambiental pra valer.

    ResponderExcluir