segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

RELAÇÃO DE VEREADORES QUE VOTARAM EM FAVOR DA INVERSÃO DE PAUTA de MORGADO (E CONTRA BELÉM)


Veja a relação de vereadores, que votaram na inversão de pauta, ('Sim', foram a favor dela, e o 'Não' foram os que se posicionaram contra a inversão), proposto pelo autor do Projeto que aumenta o gabarito da Almirante Barroso, o vereador-sem-compromisso-com-Belém, Gervásio Morgado (na foto acima, tomando cerveja em plena sessão plenária).

Morgado quer aumentar de qualquer jeito os tais gabaritos, de 1.3 para 3.0, para permitir que grandes empreendimentos sejam feitos naquela setor, chamada ZAU6, Setor III que engloba toda a faixa lindeira do lado direito da Av. Almirante Barroso, do Souza até o Castanheira, e as demais áreas do bairro Castanheira, ou seja, todo o complexo do Entroncamento, mais o seu entorno, onde permitiriam desde prédios com 40 andares até shoppings centers, só que ele propõe isso sem debater com a sociedade, e principalmente sem regulamentar o Plano diretor urbano de Belém, onde impacto de vizinhança, outorga onerosa...etc entre outros itens, estão à espera de serem debatidos com a sociedade.

É evidente que não é interessante para a cidade que sejam implantados nesse local novos empreendimentos de grande porte, com atração de ainda maior demanda de tráfego, que já está em colapso. Entretanto, este é o impacto que causará a proposta de Morgado: a inserção do modelo M16 (clique na figura abaixo para ampliá-la, e você terá uma idéia do que se trata), nesta área incentivará a instalação de atividades como prédios de escritórios e comércio, galerias comerciais, grandes hipermercados, e até shopping centers (que inclusive atraem o tráfego de carga pesada), pois o modelo permite que se implantem empreendimentos em terrenos com mais de 2 mil m² e com o índice de aproveitamento 3, ou seja, torna possível construir três vezes a área do terreno. Assim, dependendo da forma e da área do lote, poderiam ser erguidos prédios de até 40 pavimentos ou com 30 mil m² de área construída.





Não é preciso ser arquiteto nem urbanista para imaginar a verdadeira tragédia que tal proposta significa para o bem estar da população de toda a região metropolitana, milhões de pessoas que já vivem horas infernais diariamente no traslado casa/trabalho/escola/casa... (texto de Franssinete Florenzano).

Mas veja aqui quem votou em favor da população paraense (Não) e os que votaram contra (Sim), veja como se posicionou seu vereador:


(Clique na imagem para ampliá-la)

Nenhum comentário:

Postar um comentário