terça-feira, 13 de março de 2012

CONVITE PARA EVENTO: CIDADES SUSTENTÁVEIS; ESTRATÉGIAS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO

Na foto, Belém do Pará, por Daniel Piza.




Programa Cidades Sustentáveis: estratégias para sua implementação

A Rede Nossa Belém (www.movimentonossabelem.blogspot.com) e a Faculdade de Direito da UFPA convidam a participar do evento “Programa Cidades Sustentáveis: estratégias para sua implementação”, a ser realizado no dia 16/03, de 8h30min às 12h, no auditório do ICJ.

(Aud. José Vicente Miranda Filho, prédio do ICJ, térreo).

Confira a programação:

8:30 - 9h – Credenciamento.
9:00 - 9:20h – Abertura.
9:20 - 09:50h – Programa Cidades Sustentáveis. Palestrante Oded Grajew, Presidente Emérito do Instituto Ethos, Coordenado do Programa e Coordenador-Geral da Rede Nossa São Paulo.
09:50 - 10:20h – Estratégias para implementação do Programa Cidades Sustentáveis pela Rede Nossa Belém. Palestrante: Ivan Costa, Presidente do Observatório Social de Belém e integrante da Rede Nossa Belém.
10:20 às 10:50h – Controle social para o desenvolvimento sustentável – Alan Mansur, Procurador Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal - Procuradoria da República no Pará.
10:50 - 11:30h – Interação entre os participantes e palestrantes.
11:30 - 11:50h – Apresentação e assinaturas das cartas-compromisso.
11:50 - 12h - Encerramento.

O evento contará com a presença do empresário Oded Grajew, Presidente Emérito do Instituto Ethos, Coordenador do Programa Cidades Sustentáveis e Coordenador-Geral da Rede Nossa São Paulo, e terá a finalidade de apresentar à sociedade civil, ao Poder Público e aos Partidos Políticos, a estratégia de implantação do Programa, a partir da discussão de problemas e integração de ações de melhorias desenvolvidas na cidade, em torno de seus doze eixos temáticos.




O Programa Cidades Sustentáveis – PCS (www.cidadessustentaveis.org.br) tem por objetivo sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, oferecendo aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, enriquecida por casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem adotadas pelos gestores públicos municipais.

Em Belém, o PCS está sendo implementado pela Rede Nossa Belém, vinculada à Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e articulada por diversas entidades locais, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/PA), o Observatório Social de Belém, a CNBB/Comissão de Justiça e Paz, o LADEC – FAU – UFPA - Laboratório de Análise e Desenvolvimento do Espaço Construído da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará, o SINDIFISCO/PA, o Programa de Voluntariado da Classe Contábil e diversos voluntários e voluntárias.

Atualmente, oito partidos já se comprometeram a mobilizar os seus candidatos a prefeitos e a vereadores a adotarem o Programa como guia para suas ações. Assinaram a carta-compromisso, os seguintes partidos políticos: PSDB, PPS, PV, DEMOCRATAS, PMN, PSDC, PTN e PT DO B. Integrantes de outras agremiações partidárias já acenaram com a possibilidade de assumirem o referido compromisso durante o evento.

A confirmação de presença pode ser realizada pelo e-mail nossabelem@gmail.com, com o assunto “Confirmação de presença", indicando os seguintes dados:

Nome Completo;
Profissão;
Entidade que participa (se houver);
Email;
Fones de Contato;

Maiores informações podem ser obtidas com os senhores Ivan Costa (91 8862-9992) e Tarcísio Feitosa (91 8357-7494).

Apoio Local:

Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB – Regional Norte II / Comissão de Justiça e Paz
Faculdade de Direito do Instituto de Ciência Jurídicas da Universidade Federal do Pará
LADEC – FAU – UFPA - Laboratório de Análise e Desenvolvimento do Espaço
Construído da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará.
OAB – Pará - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Pará
OCB – Pará - Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará
OSDEBELEM - Observatório Social de Belém
SINDIFISCO - Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará
Voluntários e Voluntárias da Rede Nossa Belém

do site do ICJ (Instituto de ciências Jurídicas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário