sábado, 13 de outubro de 2012

A QUESTÃO DA CELPA, A PRIVATIZAÇÃO E AS MANIPULAÇÕES ELEITORAIS






Enquanto a decisão do 2º Turno se acirra em Belém do Pará, entre o candidato do PSDB Zenaldo Coutinho x Edmilson Rodrigues, do PSOL, aumentam também as manipulações e leviandades.

Alcançado e ultrapassado pelo seu adversário, cuja distância no início do 1º Turno fazia supor que isso era aparentemente improvável,  Edmilson Rodrigues e seus militantes partem para o ataque no 2º Turno em seu horário eleitoral depois de que o candidato tucano assumiu a dianteira nas pesquisas na atual 2ª fase do Pleito.

A questão colocada nas inserções diárias do candidato do PSOL,  diz respeito às Centrais elétricas do Pará, a CELPA. A Estatal foi Privatizada em 1998, no 1º mandato do então governador  Almir Gabriel, também do PSDB,  por R$ 400 milhões em concorrência pública ganha pelo Grupo Rede.

A então estatal estava sucateada e prestava um serviço ruim à população paraense, análogo ao serviço que presta hoje a COSANPA,  a companhia de Saneamento do Pará, que ainda é estatal.

Mas, se esse preâmbulo serviu apenas para refrescar a memória daqueles que não acompanharam o fato passado, o ponto da discórdia de hoje se trata do pedido de Recuperação Judicial da CELPA, alegando dificuldades financeiras para manter os serviços.

A Recuperação Judicial é uma medida legal destinada a evitar a falência, proporcionando ao empresário devedor (no caso, o Grupo REDE, a Concessionária) a possibilidade de apresentar, em juízo, aos seus devedores, formas para quitação dos débitos.

E aí situa a primeira MANIPULAÇÃO da verdade das inserções diárias de propaganda do candidato Edmilson: Ele diz que a empresa faliu. Na verdade, foi proposto a recuperação Judicial justamente para se evitar a falência, portanto, dizer que ela faliu é um Blefe. Juridicamente uma mentira.

Tanto que duas empresas estavam interessadas em comprá-la, e uma delas, a Equatorial, que comprou pelo valor simbólico de 1 Real, em compensação assumirá toda a dívida, (Superior a 2 Bilhões),  o processo, no entanto, não foi concluído e precisa da aprovação do plano de transição - que dá prosseguimento a aquisição - pela ANEEL, - A Agência nacional de Energia Elétrica. A MANIPULAÇÃO aqui está em chocar o eleitor com o fato de a Distribuidora Paraense ser adquirida por apenas 1 real, mas esse procedimento é normal nos meios empresariais quando se trata de aquisição de empresa endividada, (no caso, por má gestão dela própria).

O que fez a CELPA ficar nessa situação, foi a má administração do Grupo REDE, que tem nove distribuidoras, e diz-se que muitos dos recursos da Distribuidora Paraense - que é rentável - eram sacados para tapar rombos de outras distribuidoras do grupo, fazendo entrar em colapso os serviços da CELPA.

Portanto, o PSDB, na figura do seu então Governador Almir Gabriel, e o seu sucessor Simão Jatene, NÃO TEM CULPA alguma se houve má Gestão na Administração do Grupo REDE, pois não possuem (nem política e muito menos Jurídicamente) gerência alguma sobre a mesma. Aí há mais uma MANIPULAÇÃO ao eleitor: Coloca-se a culpa no PSDB como se fosse responsável pela situação financeira da empresa. E ainda a associam ao atual Pretendente ao palácio Antônio Lemos, Zenaldo Coutinho, que não tem nada a ver com a história.

 E o dinheiro da Privatização foi investido em Belém e no estado todo, em obras que colocaram - por órgãos de pesquisas de opinião - como muito bem avaliados os 8 anos do Governador Almir Gabriel.

Estação das Docas, a reforma completa e inclusão de pista Olímpica do Mangueirão, tornando-o estádio olímpico, Mangal das Garças, Hangar - Centro de Convenções e feiras da Amazônia, Alça Viária, Hospitais Regionais...etc são alguma das Obras.

Portanto, colocar a culpa do Colapso da CELPA no PSDB, somente porque o mesmo foi o responsável pela privatização, é querer enganar e MANIPULAR o eleitor Paraense e Belenense, até porque, tanto a privatização quanto a concessão pública, (Feitas no governo FHC, e criticadas pelo PT e PSOL) foram feitas recentemente pela presidente Dilma Rousseff, ao conceder à iniciativa Privada a operação em Portos, Aeroportos...etc com vistas à proximidade da Copa do Mundo no Brasil em 2014 e Olimpíadas em 2016, e portanto, em clara contradição ao que tanto criticou, o PT mostrou que é uma medida válida, quando falta ao Estado recursos,(no caso do Pará), e competência Administrativa, no caso do Governo Federal Petista.





Nenhum comentário:

Postar um comentário