quinta-feira, 18 de abril de 2013

Rússia e Brasil fortalecem intercâmbio no ensino superior


Representantes russos conheceram instituições brasileiras

Representantes da Universidade Russa Amizade dos Povos e de instituições brasileiras mantiveram conversações no Brasil para fortalecer o intercâmbio entre as os dois países no ensino superior. Após visitar quatro cidades brasileiras (Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Natal), a Vice-Reitora da Universidade Russa Amizade dos Povos e líder da delegação russa, Gulnara Krasnova, adiantou que os acordos estão em fase de conclusão. "Os documentos discutidos entre as direções da Universidade Russa Amizade dos Povos e as direções das Universidades Federais do Rio de Janeiro, de Brasília, São Paulo e do Rio Grande do Norte chegaram à fase de assinaturas e, para consolidar estes acordos, só precisamos concluir entendimento em torno de pormenores bilaterais. A nossa expectativa é a de que estes acordos sejam assinados com estas quatro Universidades Federais brasileiras até o final deste mês de abril."
Segundo a Vice-Reitora, atualmente, na Universidade Russa Amizade dos Povos, estão matriculados, aproximadamente, seis mil estudantes de 146 países. Destes, 29 são brasileiros, o que aumentou o interesse da instituição russa por conhecer mais profundamente o programa Ciência Sem Fronteiras. "O programa Ciência Sem Fronteiras é uma grande criação do governo brasileiro que tem feito muito pela educação superior, criando condições para que os seus universitários se sintam estimulados a estudar no exterior. Tenho muitas esperanças de que Rússia e Brasil desenvolvam mais projetos conjuntos na área da Educação e que, a cada vez, aumente o número de estudantes diplomados no ensino superior. Eu acredito que o programa Ciência Sem Fronteiras é uma iniciativa única nos países da América Latina, até porque ele dispõe de financiamento próprio e de uma orientação bem clara, proporcionar aos alunos a possibilidade de obter, em outros países, um ensino superior de altissima qualidade."
Por sua vez, o diretor da Universidade Russa Amizade dos Povos para os países da América Latina e da América do Norte, Vladimir Timoshek, revelou que foi muito proveitosa para a instituição o contato direto com os Reitores das Universidades Federais brasileiras e com os membros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, coordenador doprograma Ciência Sem Fronteiras. Para ele,  este encontro resultará numa importante contribuição para o desenvolvimento das relações interculturais e educacionais entre russos e brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário