quinta-feira, 20 de junho de 2013

PRIMAVERA PARAUARA







Estive (segunda-feira, dia 17 de Junho) nas manifestações em Belém, que ocorreram simultaneamente em várias capitais Brasileiras, e fiquei particularmente orgulhoso de fazer parte da história. Segundo dados da Polícia, 13 mil pessoas, mas com certeza absoluta tinha muito mais... (20 mil nas contas dos organizadores).

Mas fiquei orgulhoso não somente em relação ao mar de gente que saiu DO MERCADO DE SÃO BRÁS ATÉ O ENTRONCAMENTO para reivindicar diferentes causas: Foi Pacífico! e aí a capital do Pará deu exemplo de uma civilidade e cidadania sadia e ao mesmo tempo contundente: Havia protestos contra a Usina de Belo Monte, contra a PEC 37, bem como os gastos excessivos em estádios da Copa, e muitas das palavras de ordem eram no sentido de que se trocaria todos os Estádios, por uma educação, saúde com mais qualidade. Também a corrupção galopante no país e a impunidade foram alvos constantes. Outra coisa que achei legal, foi que o Movimento era essencialmente apartidário.

Só a lamentar que alguns partidos ditos de esquerda, tais como PSOL, PT, PCO, e principalmente o PSTU, cujos militantes insistiram (indo de encontro ao que foi acordado) em levar bandeiras e camisas, e de forma oportunista tentaram se aproveitar dos esforços de cidadania alheios para auto-promoção: Não conseguiram! O Tempo todo foram admoestados, repreendidos,  inclusive com palavras de ordem como : "Sem Partido!, Sem Partido!"

Uma das partes que mais gostei foi o respeito de todos quando se passou pelos Hospitais que ficam ao longo da Almirante Barroso: Todos fizeram silêncio. Pararam os tambores, as palavras de ordem, os apitos, os hinos, e um silêncio respeitador se fez sentir, para não incomodar os pacientes. É um bom início. Gostei de estudantes (que eram maioria, de escolas públicas e privadas, além de universitários e de escolas técnicas) com os rostos pintados e com cartazes REIVINDICANDO CAUSAS DIVERSAS.

A Nova Geração certamente irá mudar este país, pois se hoje temos uma Democracia, ainda não temos uma República, E UMA NOVA FORMA DE FAZER POLÍTICA VAI SE disseminando e se consolidando! Certamente estamos no alvorecer de uma nova era!

Nenhum comentário:

Postar um comentário