terça-feira, 29 de abril de 2014

COMPARE A ANEXAÇÃO DA CRIMÉIA PELA RÚSSIA X ANEXAÇÃO FEITA PELOS EUA AOS OUTROS POVOS



O Governo dos EUA usam a sua mídia-comprada e propaga (e as mídias Brasileiras controladas por Washington retransmitem sem cortes ou filtros) que a Rússia "invadiu" a Criméia, e já ouvi também termos que induzem as pessoas a acharem que a Rússia "roubou" ou "surrupiou" aquela península, quando na verdade nada mais houve que uma auto-determinação do povo da Criméia que, usando de instrumento democrático, um referendo (consulta), escolheu (com impressionantes 97% dos votos, percentagem maior do que a votação de todos os líderes do bloco ocidental) voltar a Rússia.

Sim, voltar à Rússia, pois é bom lembrar que a Criméia fazia parte do território russo até 1954, quando o então presidente soviético Nikita Kruschov, com uma canetada, "doou" aquela península à república socialista soviética da Ucrânia. Então nada mais houve que uma volta para casa, visto que a maioria daquela população é de origem russa.

A Carta das Nações Unidas (ONU) permitem também a auto-determinação dos povos, bem como a atitude teve amparo no Direito internacional. 

Nesses quadros abaixo mostram a forma como os estadunidenses "anexam" os povos e (no Quadro 2) como foi a anexação da Criméia pela Rússia, tão criticada por eles como sendo uma "violência" dos russos:



Quadro 1  "Anexação"  dos EUA (Clique para ampliar)

 (Clique para ampliar)

Quadro 2 Anexaão "violenta" da Criméia (segundo a ótica estadunidense); 

 (Clique para ampliar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário