sábado, 12 de abril de 2014

MÍDIA E MANIPULAÇÃO: SERÁ VERDADE A IMAGEM DE SENHORA SENDO ASSALTADA 'AO VIVO'?




Senhora sendo assaltada 'ao vivo' no centro do RJ: Verdade ou manipulação? 



A imagem grotesca de uma senhora sendo assaltada ao vivo em plena entrevista e justamente falando sobre assaltos na região do Centro do Rio de Janeiro, no último dia 09, suscitaram dúvidas de muita gente quanto a sua veracidade.   

Não que no centro daquela cidade não tenha assaltos semelhantes todos os dias, mas a coisa foi muito sincrônica e bem orquestrada, pois o mais burro dos ladrões jamais iria se expor em frente à uma câmera de TV para roubar um mísero cordão que nem parecia ser de ouro.

A bem da verdade, a grande mídia-prostituta tem muitos interesses em jogo. Falo da mídia ocidental como um todo. No caso específico da Rede Globo, a explicação pode estar em dois fatores-chaves: 1) o político (e a proximidade eleitoral) e o 2) aspecto econômico (audiência), ou os dois juntos. 

No primeiro fator, o político, uma cena grotesca dessas sendo exibida à exaustão, pode ter como alvo grupos políticos que estão no poder e mostrar fragilidades na segurança pública pode tirar deles preciosos votos, usando por tabela a desmoralização da polícia, que fica com a imagem de incompetência. Também faz as pessoas crédulas pensarem na falta de política social, pois se o suposto o ladrão era um jovem, quer dizer que a política do governo para este segmento não está funcionando..etc há vários alvos que poderiam ser atacados. 

Mas é certeza que a questão da audiência tem influência decisiva em uma possível tramóia. O Jornal Nacional, por exemplo, tem batido recordes de queda de audiência, como aconteceu na última sexta-feira (11) quando atingiu a pior marca de sua história. [1]


CRISE DA UCRÂNIA: AMERICANOS USAM MÍDIA PARA MENTIR E INDUZIR UMA GUERRA E JOGAR CULPA NA RÚSSIA. 

No últimos dias a crise na Ucrânia que, para quem não está acompanhando, foi criada pelo departamento de estado dos EUA, com vistas e derrubar com um golpe de estado [2] o presidente legítimo eleito democraticamente pelo povo, Viktor Yanukovitch, porque este não optou, como era direito seu, por um acordo com a união européia (UE) e sim com a Rússia, os americanos não engoliram a astúcia de Pútin que criou as condições necessárias para que a auto-determinação da população da Criméia fizesse um referendo que os tornou independentes da Ucrânia e voltassem para os braços da mãe Rússia.


Por conta disso, a campanha da mídia-comprada ocidental, que colabora de forma determinante para a agenda hegemônica dos EUA, usa de mentiras deslavadas para denegrir a imagem da Rússia e de Pútin com vistas à jogar a opinião pública ocidental contra os russos, em uma eventual guerra civil na Ucrânia ou até - o que todos nós tememos - uma guerra entre OTAN e o poderoso exército russo.


Americanos mostram imagens de satélite com movimentações de tropas russas induzindo a opinião pública a acreditar em uma invasão dos russos na ucrânia: só que a imagem é do ano passado e não de hoje. (clique nela para ampliar)

A última mentira, esta semana, foi veicular uma foto de satélite (acima) afirmando que a Rússia colocou suas tropas concentradas perto da fronteira da Ucrânia, só que a mídia americana - e a brasileira infelizmente reproduz de forma irresponsável e conivente - esqueceu de informar que a foto se tratava de operações do exército russo de agosto do ano passado e foi divulgada como se tivesse sido feita hoje, segundo declarou alto funcionário do estado maior da federação russa [3]. 


Por essas e outras que a moral da história é que devemos desconfiar sempre nas imagens que vemos nas TV's, pois é muito fácil qualquer idiota que seja manipular uma imagem, fazer uma edição tendenciosa, mentir e desinformar propositalmente para fins escusos. A solução é aproveitarmos para checar antes de acreditar de primeira no meio que, se buscarmos nos sites certos e com credibilidade, é nosso maior aliado em dias atuais: a internet.



Links:



Nenhum comentário:

Postar um comentário