sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O GRANDE DILEMA DE DILMA ROUSSEFF



A Presidente eleita Dilma Rousseff, em um de seus pilares de governo, está a erradicação da pobreza, que vem a ser uma de suas principais metas.

Sem dúvida o agora ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez muito bem a tarefa de “dividir o bolo”, ao ampliar a bolsa Família, que teve sua origem ainda no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e com isso permitiu que muitas pessoas que viviam abaixo da linha da pobreza tivessem condições de melhorar suas vidas, e sair do jugo de empregos degradantes que lhe pagavam misérias, principalmente as populações do interior nordestino, que muitas vezes são vítimas de coronéis e famílias que tomam conta da política regional de forma ditatorial, como é o caso do Maranhão, devastado pela maligna oligarquia dos Sarney.

A presidente eleita Dilma Rousseff terá um desafio muito grande. Primeiro que para eliminar ou erradicar a pobreza terá que ter o apoio e/ou dialogar justamente com os governos regionais, ou estaduais, para implementar seus planos e políticas públicas que atacarão o problema secular brasileiro.

A título de exemplo, os dois estados com piores índices de desenvolvimento humano (IDH) são justamente, pela ordem, Alagoas e o já citado Maranhão.

Como dialogar com Roseana Sarney, governadora do Maranhão, se a mesma não está nem um pouco interessada no bem estar do próprio povo?

Como erradicar a pobreza em um estado cujas instituições estão arruinadas com a corrupção e a conivência com a Família que governa o estado há 50 anos?

O Maranhão é o único estado que, desde a ditadura, não teve alternância no poder.Começou com o Atual senador José Sarney (PMDB-AP), depois seu filho e agora sua filha....etc

Já o Estado de Alagoas tem toda sua riqueza nas mãos de apenas 12 famílias....entre elas a influente Família Calheiros, do Senador Renam Calheiros(PMDB-AL), e há ainda a influência, agora menor, do ex-presidente Fernando Collor de Melo, único presidente na curta história republicana brasileiro que foi cassado, (recebeu impeachment), do cargo, devido à corrupção e ao desastre administrativo e econômico de que foi seu governo.

Em ambos os casos, tanto o do Maranhão quanto no de Alagoas, os atores principais destes estados são da base do governo do PT de Dilma Rousseff, e aí fica a pergunta, é mais fácil ou mais difícil erradicar a pobreza quando os responsáveis por ela estão ao lado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário