terça-feira, 25 de março de 2014

Completam-se 15 anos do bombardeio devastador dos EUA/OTAN na Iugoslávia, relembre em fotos




  1. Homenagem ao povo Sérvio, que sabe o que é sofrer genocídio nas mãos dos EUA e da OTAN.


O presidente dos EUA Bill Clinton anunciou o lançamento dos ataques contra a Iugoslávia em um discurso em 24 de marco de 1999 justificando-a como "intervenção humanitária" para evitar que "a repressão brutal" das forças jugoslavas contra a maioria albanesa da província sérvia do Kosovo. "Também é importante para o interesse nacional dos EUA", acrescentou.

A "intervenção humanitária" custou 2.000 civis mortos durante 78 dias de ataques aéreos devastadores lançadas pela OTAN contra a Iugoslávia em 1999. Em seguida, os cidadãos de um país europeu passaram a se acostumar a se esconder em abrigos antiaéreos e orar por seus entes queridos.

O que parecia ser um filme de terror tornou-se uma realidade para uma nação inteira durante a Operação Allied Force , que durou 78 dias entre 24 de Março e 10 de junho de 1999, a OTAN lançou um total de 2.300 mísseis em alvos de 990 e 14.000 bombas sobre o território da Iugoslávia, um país que se desintegrou após uma série de conflitos étnicos na década de 90 e , em 1999, estavam presentes apenas a Sérvia e Montenegro. Só a capital Belgrado foi bombardeada 212 vezes .







Um fato lamentável da história da humanidade, em pleno coração da Europa, com razões poucos paupáveis e sempre com os interesses escusos do Ocidente por trás, e nessa hora em que a tensão volta na Europa, com a crise Ucraniana que Washington criou, esperemos que esse 15º aniversário das atrocidades cometidas pelos EUA e OTAN não se repitam mais.

Fonte: RT

Abaixo as fotos do conflito nos Links, (Imagens Fortes) :


Nenhum comentário:

Postar um comentário