sábado, 29 de março de 2014

PARÁ TERÁ O MAIOR TERMINAL DE CARGAS DA AMAZÔNIA

                               

Empresários aderem ao projeto da Plataforma Logística do Guamá



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O Pará dá um passo decisivo para se tornar um dos maiores centros logísticos de movimentação de cargas do Brasil. O avanço foi obtido na última quarta-feira, 26 de Março, com a adesão de cerca de 40 empresários da Região Norte ao projeto de construção da Plataforma Logística do Guamá.

Trata-se de um gigantesco empreendimento a ser construído na localidade de Inhangapi, em Castanhal, a 70 quilômetros de Belém, para servir a princípio como entreposto rodofluvial aos produtos oriundos e aos insumos destinados à Zona Franca de Manaus.

Mas o projeto vai além. Prevê a transformação de uma área de 12 mil hectares às margens do rio Guamá na mais moderna plataforma intermodal de operação de cargas da Amazônia.

A infraestrutura será adequada para a construção de estações privadas de transbordo, para a instalação de um porto público de médio porte e para o nascimento de um grande distrito industrial e naval.

Mais do que um corredor logístico, a Plataforma do Guamá oferecerá um novo modelo de desenvolvimento para o nNordeste paraense. Funcionará como um "cluster", fomentando desde a verticalização de cadeias produtivas afeitas aos operadores envolvidos até setores como o de reparo de embarcações.

É um projeto com impactos positivos na geração de empregos, no desenvolvimento sustentável, no combate à pobreza e à desigualdade regional, e com reflexos até mesmo na mobilidade urbana da capital paraense e na qualidade de vida dos moradores da região metropolitana de Belém.

Quando for inaugurada, a Plataforma Logística retira das ruas de Belém milhares de caminhões que cruzam a cidade todos os dias. Atualmente, os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus são trazidos de navio até os portos localizados na rodovia Arthur Bernardes e de lá transportados aos seus destinos por via rodoviária. Antes de alcançar as rodovias federais de ligação com o Nordeste, cerca de 1.500 caminhões por dia, em média, atravessam Belém.


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"Imagine o alívio que representa para a cidade a transferência desses veículos pesados, que atravancam o tráfego, para a Plataforma Logística do Guamá", observa Alexandre Araújo, coordenador de logística da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

"A Plataforma terá as condições ideais de escoamento, estacionamento e operação desses veículos, além de conectar o transporte rodoviário ao fluvial sem provocar prejuízos ao espaço urbano", garante o titular da pasta, David Leal. "Sem falar no fato de que o transporte de cargas vai tornar-se mais rápido, barato e eficiente", acrescenta.

No final da reunião, os empresários decidiram que vão consolidar suas contribuições em relação ao projeto, para apresentá-las ao governador em um novo encontro, no dia 16 de abril, dando início a uma inédita agenda conjunta de trabalho entre governo do Pará e empreendedores dessa área.

Fonte:  O liberal

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