terça-feira, 17 de junho de 2014

A VERDADEIRA DESPORTIVIDADE NO FUTEBOL




Fred simula um puxão de zagueiro Croata que não existiu: desonestidade deixou péssimo exemplo.


Durante um jogo de futebol, na Holanda, um jogador do famoso Ajax (de vermelho), se contundiu e ficou caído no chão. Um dos jogadores da equipe adversária, de amarelo, como é hábito, atirou a bola para fora para que o jogador fosse atendido. 

Quando o jogador se recuperou, a cobrança do lateral pertenceu ao Ajax (de vermelho) e como manda o desportivismo, (que a FIFA chama Fair Play), um jogador do Ajax tentou devolver a bola para o campo do adversário. 

Só que o fez de tal forma que, sem querer, acabou fazendo o gol.

Todos, incluindo o jogador que, sem querer, fez o gol, ficaram desconcertados.
O árbitro, corretamente considerou o gol valido! 

A bola voltou ao centro para o jogo ser retomado com aquele injusto resultado.
Foi nesse momento que os jogadores do Ajax, com grande espírito desportivo, rapidamente tomaram uma resolução: ficaram todos impassíveis para permitir que a equipe adversária (de amarelo), fizesse também um gol para repor a justiça no resultado.

E foi isso que aconteceu!!! 

É impressionante o sentido de justiça da equipe do Ajax, e o entendimento unânime para que nenhum deles se movimentasse. Eles queriam ganhar, mas a vitória teria que ser justa, limpa!
Repassem este Post. 

Para que chegue a todos: Às Famílias, às Escolas, às Empresas...
Quem sabe chegue também ao congresso, ao Governo, aos Tribunais...
Todos precisamos aprender com exemplos de honestidade...
Ética é isso. 


O gol foi legal, mas imoral!

(vídeo está no link abaixo, depois da nota do Blogueiro)

NOTA DO BLOGUEIRO

A pertinência deste vídeo acima é muito grande, no último dia 12 de junho, quinta-feira passada, a seleção Brasileira estreou na Copa de 2014 contra a Croácia, e foi de grande repercussão mundial a simulação do atacante Brasileiro Fred, que caiu na área simulando um puxão que não existiu do zagueiro da Croácia, induzindo ao erro o Juiz Japonês Yichio Nishimura, que marcou pênalti, convertido por Neymar, quando o jogo estava 1x1, portanto, com uma falta enorme de desportividade (Fair Play) que foi determinante e fez com que o Brasil vencesse o jogo de forma desonesta e imoral. 


Muitos jogadores de futebol não tem dimensão de que seus atos tem um enorme impacto em seus milhares de fãs, muitos dos quais jovens,  e, neste caso, todo uma nação estava vendo o jogo.

Fred com seu ato deixou a mensagem de que a desonestidade, a malandragem e a transgressão das regras pode ser feita, é "normal", desde que isso beneficie ele e/ou seu grupo. Dessa forma deixou um péssimo exemplo, tendo depois a cara-de-pau de dizer que não houve simulação,  que foi pênalti, atropelando o bom senso e indo de encontro a opinião de bilhões ao redor do mundo, que na imagem viram claramente o simulacro de falta que resultou em gol e na virada do Placar.

Porém tem o outro lado da história, no caso, os adversários Croatas, que se sentiram lesados, prejudicados e sentiram que injustamente perderam a partida, perderam não de forma limpa, no campo [1]. 

Como no caso do time do Ajax acima, que queria vencer seu jogo tanto quanto o Brasil, mas de forma honesta e limpa, e não prejudicando seu adversário de forma desonesta.

Em um país que clama por mais honestidade, transparência nos gastos da Copa, e que já fez milhares de protestos em virtude disso, o ato de Fred foi algo inaceitável e vai na contra-mão dos anseios da maior parte sociedade Brasileira, mas teve muita gente que aplaudiu o seu ato, e que também achou "normal", o "importante é ganhar o jogo" disseram muitos... 

Muitos que foram às ruas protestar, também aplaudiram Fred, sem perceber sua contradição gritante....

Mas é nos pequenos atos de nosso dia-a-dia que realmente devemos mudar hábitos ruins, perniciosos, arraigados em nossa cultura, pois do contrário ficaremos sempre a criticar os políticos, os Magistrados e suas decisões iníquas, sem perceber que eles vem do seio dessa mesma sociedade, assim como os jogadores de futebol, portanto, o que foi feito por Fred, nada mais é que um reflexo que vemos em nosso dia-a-dia, quando alguém fura a fila do banco, ou do supermercado,  ou pára seu carro em local proibido ou em vaga de deficiente, que não devolve o troco a mais que lhe foi dado, por engano, em algum caixa por esse Brasil afora, e por aí vai....

A Verdadeira mudança vem de dentro pra fora, e se quisermos realmente mudar, para nos aplaudirem como fizemos com os torcedores japoneses [2] que ao final de seu jogo inaugural, ficaram mais um pouco nas arquibancadas recolhendo seu lixo e colocando tudo dentro do saquinho, não devemos aceitar atitudes como essa do Fred, e de qualquer outro jogador nosso que tente vencer sem a desportividade... 

Vamos ao Vídeo do exemplo de desportividade do time do Ajax..... https://www.youtube.com/watch?v=zGMjkEubDcI

[1] http://espn.uol.com.br/noticia/417641_apos-penalti-ridiculo-tecnico-croata-alerta-para-circo-na-copa

Nenhum comentário:

Postar um comentário