Por Nicias Ribeiro*
Assistindo a TV Globo,ví uma propaganda institucional do Governo Federal informando que a "Hidrelétrica de Belo Monte,que está sendo construída no Pará, é a maior obra em andamento no Brasil e faz parte do PAC". Adiante, fala do Linhão Tucuruí - Manaus / Macapá que está totalmente concluído e em plena operação, desde dezembro passado.
É claro que essa notícia, sendo veiculada por propaganda institucional do Governo Federal, leva as pessoas a imaginarem que essas obras sejam financiadas com recursos do Tesouro Nacional, o que não é verdade, uma vez que essas obras são da iniciativa privada.
Na verdade,a Hidrelétrica de Belo Monte pertence a empresa NORTE ENERGIA S.A. Já o Linhão Tucuruí -Manaus/Macapá pertence a uma empresa espanhola chamada ISOLUX.
E mais : como se trata de concessão ganha em leilão, além da União não investir nenhum centavo nos citados empreendimentos, como quis fazer crer a propaganda institucional, ainda recebeu o bônus de assinatura do contrato de concessão, em ambos os casos, equivalente a centenas de milhões de reais.
Esse esclarecimento se fez necessário,a meu ver, para que as pessoas não fiquem com informações equivocadas a respeito dos fatos verdadeiros.
Esse esclarecimento se fez necessário,a meu ver, para que as pessoas não fiquem com informações equivocadas a respeito dos fatos verdadeiros.
Abraços....
Nicias Ribeiro
*Nicias Ribeiro é Secretario Extraordinário de Estado para Assuntos de Energia, faz o acompanhamento das obras de implantação do linhão do Marajó e do linhão Tucuruí – Manaus/Macapá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário