sexta-feira, 17 de junho de 2011

QUEREM APAGAR NOSSO PASSADO - CBN


Sarney e Collor antes inimigos mortais agora unidos contra o vazamento de informações do péssimo governo que ambos exerceram como presidentes.


Comentários em três minutos de Arnaldo Jabor sobre o país secreto que Sarney e Collor querem legar aos nossos filhos e netos...

Os dois ex-presidentes são contra que se revelem documentos de suas respectivas gestões como presidentes.

Sarney (PMDB-AP)caiu de para-quedas na presidência do Brasil depois que Tancredo Neves veio a falecer antes de tomar posse, oficialmente morrera de diverticulite, mas a causa mortis ainda é envolta em mistérios, e Sarney era seu vice e então assumiu, e assim foi presidente de 1985-1990.

Seu mandato caracterizou-se por uma grave crise econômica, que evoluiu para um quadro de hiperinflação e moratória. Uma de suas medidas foi a criação do Plano Cruzado, em 1986, que a princípio teve efeito na contenção dos preços e no aumento do poder aquisitivo da população. O plano perdeu sua eficiência com uma grave crise de abastecimento, a cobrança de ágio disseminada entre fornecedores e a volta da inflação. Outros planos posteriores vieram, como o Plano Bresser e o Plano Verão, todos fracassaram.

Fernando Collor de Mello(hoje do PTB/AL) sucedeu Sarney e foi presidente de 1990 até 1992 Seu governo foi marcado pela implementação do Plano Collor e a abertura do mercado nacional às importações e pelo início de um programa nacional de desestatização. Seu Plano, que no início teve uma boa aceitação, acabou por aprofundar a recessão econômica, corroborada pela extinção, em 1990, de mais de 920 mil postos de trabalho e uma inflação na casa dos 1200% ao ano; junto a isso, denúncias de corrupção política envolvendo o tesoureiro de Collor, Paulo César Farias, feitas por Pedro Collor de Mello, irmão de Fernando Collor, culminaram com um processo de impugnação de mandato (Impeachment). O processo, antes de aprovado, fez com que o Presidente renunciasse ao cargo em 2 de outubro de 1992, deixando-o para seu vice Itamar Franco. Collor ficou inelegível durante 8 anos (até 29 de dezembro de 2000).

Além desses fatos públicos e notórios, o que querem esconder?

Políticos que são oligarcas em seus respectivos estados, Maranhão e Alagoas, (respectivamente o 1º e 2º colocado no quesito miséria segundo o IBGE), e em final de carreira querem distorcer os fatos ou ocultá-los para que as gerações porvindouras não saibam o que esses dois coronéis fizeram de tramóias nos seus estados e no próprio governo federal?

Arnaldo Jabor dá sua opinião no Link Abaixo:

Querem apagar nosso passado - CBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário