quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ENTRE A RETÓRICA E A HIPOCRISIA





O Senador Jader Barbalho, escreve todo domingo em seu Jornal, O Diário do Pará, uma coluna em que analisa, obviamente sob suas perspectiva, as questões-chaves relacionadas ao Estado do Pará, no momento em que estão acontecendo.

Porém, se tal questão entrar em conflito com seus interesses empresarias e/ou - principalmente - políticos, são solenemente ignoradas.Um exemplo foi a questão da divisão do Pará, cujo plebiscito foi realizado em dezembro de 2011, e que entrou pra a história do Brasil pelo seu pioneirismo de escutar a população acerca de questão importante.

Este Blogueiro, que lê o referido jornal todo domingo, não se lembra de ter visto o Senador abordando o assunto, negligenciado convenientemente pelo mesmo. Tão pouco se posicionou pelo "Sim" (à divisão) ou pelo "Não".

Há alguns domingos atrás não se esquivou de uma questão importante: A Energia Elétrica e a situação difícil porque passa a CELPA. Mas quem lê as coisas nas entrelinhas, viu claramente que não movia o senador a proteção do bem estar dos paraenses, e sim, para exteriorizar seus ranços do passado, já que foi em 1998 que ocorreu a Privatização, ano em que sofreu sua derrota mais emblemática, em eleições: perdeu o Governo do Estado para o então Governador, (que era candidato à reeleição) Almir Gabriel. Jader chegou a dizer em uma entrevista - sem o provar, obviamente - que o então governador usara o dinheiro da privatização para vencer a eleição.

O link para o artigo sobre a CELPA neste link>>>  http://www.jaderbarbalho.com/site/2012/09/30/celpa-a-preco-de-banana/.

A afirmação que o senador não tem real preocupação com os Paraenses em relação à questão da CELPA, se baseia por uma dedução lógica: A pasta de Minas e Energia é comandada no Governo Federal pelo seu amigo e correligionário de longa data, José Sarney, (através do capacho dele, Edson Lobão).

Se ele de fato quisesse, não lhe seria perfeitamente possível acionar o "coronel" maranhense no intuito de impedir que a CELPA tombasse? articulando, por exemplo, que o Governo Federal  do PT (que o seu partido, PMDB, é aliado preferencial e principal) aportasse recursos na empresa paraense e assumisse seu controle?

Domingo passado, (dia 4 de Novembro), em novo artigo, o senador se superou na hipocrisia. Ao lamentar o fechamento da COSIPAR, (a companhia siderúrgica do Pará), disparou críticas pelo descaso do Governo Federal ao Pará, e ENUMEROU várias obras e projetos que ou não foram feitos pela UNIÃO, ou foram transferidos INDEVIDAMENTE à outros lugares, até aí tudo bem, - embora o senador pode, mais do que a maioria de nós, pobres mortais, fazer muito mais pelo Pará do que reclamar), porém ao citar que o nosso minério foi transferido para exportação via Maranhão, - ao invés de ser usado um de nossos Portos aqui no Pará - fiquei pasmo.

Fiquei estupefato porque isso ocorreu em uma época em que Jader estava no auge do poder, e era Governador do Pará, e posteriormente foi ministro de José Sarney.E o que ele fez para evitar que o nosso minério fosse escoado pelo Maranhão, de seu amigo Sarney, e não aqui, no Pará?

Eis o artigo aqui>>>> http://www.jaderbarbalho.com/site/2012/11/04/contra-o-retrocesso-e-a-estagnacao/.

Consultei a esse respeito, um político, que na época era deputado opositor na gestão dele como governador, e perguntei à ele sobre essa questão do Minério ir para o Maranhão, e ele disse que Jarbas Passarinho cedeu aos militares a criação do porto de São Luís, (chamado de ponta da madeira) e o Barbalho ficou olhando tudo acontecer sem fazer nada..... o famoso silêncio obsequioso.... que benefício ele colheu permitindo esse roubo, essa humilhação, ao nosso Estado?

Hoje o Pará recebe milhares de pessoas do Maranhão, - pela estrada de ferro construída em 1985, ano em que Jader era Governador do Pará -  sem nenhuma qualificação, tendo o estado do Pará que bancar segurança, educação, saúde, etc (fora os problemas sociais, como criminalidade e tráfico de drogas), enquanto em caminho contrário, o trem  vai abarrotado com as nossas riquezas, o melhor minério de ferro do mundo, gerar empregos e impostos ao Estado que nos vampiriza, através de Sarney, e que Jader tem a cara de pau de culpar outrem, quando ele tinha o poder nas mãos de impedir tudo isso.

Não somente à esse respeito, mas em muitos outros assuntos deve explicações o atual senador Jader Barbalho para as novas gerações.....mas, tal como em relação ao seu patrimônio absurdamente alto e incompatível com sua renda, que ele nunca esclareceu, em relação à assuntos em que ele esteve direta ou indiretamente envolvido (e não fez nada) também não se espera maiores esclarecimentos.....pois como disse o Jornalista Lúcio Flávio Pinto em relação à ele certa vez, quem se cala é porque consente......



Nenhum comentário:

Postar um comentário