quarta-feira, 13 de julho de 2011

FUTEBOL: TRIBUTO AO MELHOR GOLEIRO DA DÉCADA DE 80: RINAT DASSAEV




Pela passagem de seu aniversário, Rinat Dassaev, ou simplesmente Dassaev, que está completando 54 anos essa semana, foi o melhor goleiro do mundo da década de 1980.

Nascido em Astrakan, antiga União Soviética, no alto dos seus 1,86 de altura, jogou em apenas três clubes em toda sua carreira, no Volgar Astrakan,(1975-1977) no Spartak Moscou (1978-1987) e posteriormente no Sevilha da Espanha(1988-1991).Se destacou mesmo no clube da capital soviética, o Spartak, onde jogou por onze anos, e ganhou dois campeonatos soviéticos.Ídolo entre os torcedores, os mesmos diziam-no que conseguia voar de Moscou ao Himalaia, em alusão às suas saídas do gol acrobáticas e perfeitas.

Foi titular da seleção Soviética em 91 partidas, (1979-1990).Disputou as Copas do Mundo de 1982, 1986 e 1990, além da Olimpíada de 1980 (foi medalha de bronze) e também a Eurocopa de 1988 (foi vice-campeão, o melhor goleiro do torneio e, naquele ano, do mundo).

Dassaev aprimorava sua impulsão, reflexo e agilidade tanto na horizontal quanto na vertical ao fim de cada treinamento, fazendo sessões de corrida, salto em altura e em distância. Primava também pelo sangue frio frente aos adversários e pelo entrosamento com os outros jogadores de defesa.

Destacou-se especialmente no mundial de 1982, sendo lembrado por vários brasileiros pelo pesadelo que foi a sua grande atuação no jogo em que o Brasil venceu suadamente a URSS.

É considerado, ao lado do também ex-goleiro russo Lev Yashin e do ex-atacante ucraniano Oleh Blokhin, um dos três melhores futebolistas da extinta União Soviética.Lev Yashin, inclusive, o treinou, passando à ele sua experiência de maior goleiro de todos os tempos, e sucedendo-o no gol soviético.

É o segundo futebolista que mais jogou pela União Soviética, atrás apenas de Blokhin.Rinat Dasaev foi amplamente considerado como o maior goleiro do mundo na década de 1980, Dasaev ganhou o prêmio bola de ouro como melhor goleiro - Jogador Europeu do Ano - em 1982, 1983, 1985 e 1988, neste último ano foi também o melhor do mundo.

participou da comissão técnica da Seleção Russa entre 2003 e 2005, como preparador de goleiros. Desde 2006, está na comissão do Torpedo Moscou, na mesma função.

Foi escolhido para ser o embaixador da final da temporada 2007-08 da Liga dos Campeões da UEFA, partida esta disputada no Estádio Luzhniki (antigo Estádio Lênin), em Moscou, campo onde a Seleção Soviética costumava mandar seus jogos.

No mesmo Luzhniki, em 2007, realizou-se um amistoso de veteranos para as comemorações de seu 50º aniversário, em partida que contou com as participações estrangeiras de George Weah, Abédi Pelé, Toni Polster (ex-colega de Sevilla), Luigi de Agostini, Fernando de Napoli, Andoni Zubizarreta, Krasimir Balakov e três ex-jogadores que o enfrentaram na Copa de 1982: o neozelandês Wynton Rufer e os brasileiros Júnior e Éder,autor do dramático gol da virada canarinha sobre os soviéticos



Dassaev em jogo comemorativo pelo seu 50º aniversário





Como as imagens valem mais do mil palavras, eis um vídeo em sua homenagem, em três fundamentos> saídas do gol, iniciando os ataques e as defesas:


2 comentários:

  1. Como mau jogador que era mas querendo jogar, fui para o gol. E nisso eu era até bom. Meu ídolo era o Rinat Dasaev, prá mim, o melhor goleiro de todos os tempos. Ótimo sob as traves e com uma saída do gol de fazer inveja a todos os demais desde aquele tempo.
    Foi o primeiro que vi a lançar a bola do outro lado do campo com as mãos e que, ao pegar a bola, já saia à procura de seus companheiros prá devolver ao jogo o mais rápido possível.
    Nunca dava chutão. Suas asaídas com os pés eram lançamentos, como os goleiros "modernos" de hoje fazem. Cracasso. Grande homenagem.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí meu caro.Grande goleiro, merece ser lembrado pela gerações que não lhe viram jogar...eu com 09 anos cheguei a vê-lo, no final de carreira, em sua última partida pela seleção Soviética, na Copa de 90.Mas até hoje é meu ídolo, referência...Aliás o futebol russo já merece um título importante como a Copa do Mundo, pelos jogadores que tem e já teve.

    ResponderExcluir